Drops – Säntis Malt Edition Dreifaltigkeit Peated Cask Strength

Pense na Suíça. O que lhe vêm a cabeça? Vacas malhadas em campos verdejantes com montanhas salpicadas de neve ao fundo. Bancos, muito dinheiro, concentração insana de contas offshore. Obsessão por neutralidade e esportes de inverno.

Leite e derivados do leite. Chocolate, queijo suíço. O recém-redescoberto pelas redes sociais queijo raclette. Canivetes. Relógios. Livros infantis sobre crianças, alpes, bodes, e avós. Eu poderia continuar esta lista por bons quatro parágrafos, e, provavelmente, jamais chegaria em whisky.

E ainda existe o filme sobre o livro.

Acontece que a Suíça também produz whisky. E ele é bem bom. Há mais de vinte destilarias no país, produzindo bebidas com a qualidade característica e atenção as detalhes daquele povo. Uma delas é a Locher, que produz os whiskies Säntis.

Em 1886 a família Locher comprou uma cervejaria, localizada em Appenezell, que produzia cervejas desde 1830. Na época, era proibido que fosse produzido destilado na Suíça – em grande parte por conta da febre do absinto. Porém, em 1999 a proibição foi revogada. Então Karl Locher, proprietário da cervejaria naquele ano, passou a produzir whisky de malte, maturando-o nas barricas previamente utilizadas para sua cerveja. A primeira expressão da destilaria chegou ao mercado em 2002.

O whisky da foto é provavelmente a mais conhecida e renomada expressão da Locher. É o Säntis Malt Edition Dreifaltigkeit (tive que copiar e colar esta palavra) Cask Strength Peated. O nome gigante é, na verdade, a descrição de algo fantástico. Um whisky defumado e engarrafado na graduação alcoólica que saí do barril, sem qualquer diluição.

Barricas na Locher

Säntis Malt Edition Dreifaltigkeit é triplamente defumado. Seu malte é defumado em duas madeiras diferentes – fagus e carvalho – e depois re-defumado utilizando turfa. A maturação ocorre em barricas muito antigas que antes contiveram cerveja produzida pela própria Locher.

O resultado é um whisky adocicado, com bastante sabor de caramelo – aliás, quase próximo de um rum bastante maturado. O aroma é adocicado mas quase completamente tomado pela fumaça, e lembra uma espécie de embutido defumado, ou, se você preferir uma referência no mundo das cervejas, uma Schlenkerla Rauchbier.

Esqueça os queijos, bancos, bodes, vacas e alpes. Esqueça os canivetes. O Se você – assim como eu – é apaixonado por whiskies defumados, o Säntis Malt Edition Dreifaltigkeit é o que a Suíça tem de melhor.

SÄNTIS MALT EDITION DREIFALTIGKEIT PEATED CASK STRENGTH

Tipo: Single malt sem idade definida

Destilaria: Brauerei Locher

Região: N/A  – Suíça

ABV: 52%

Notas de prova:

Aroma: defumado, caramelo queimado, carnes defumadas.

Sabor: Adocicado, açúcar mascavo, fumaça líquida, cerveja schlenkerla rauchbier.

Disponibilidade: Apenas lojas internacionais

 

3 thoughts on “Drops – Säntis Malt Edition Dreifaltigkeit Peated Cask Strength

  1. Cão nem ideia sobre a existência desse Whisky, ficarei á espreita. Só de imaginar que lembra um rum bem maturado já vale a tentativa

  2. Como vai, mestre?
    Ainda que possua um nome impossível de ser pronunciado a ideia da defumação e re-defumação me agrada bastante.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *