Suntory Yamazaki 12 anos II – 2020

Essa é a segunda prova do Yamazaki 12 anos neste blog. A primeira foi escrita em 2015 (leia a original aqui). Porém, devido à volta deste desejado rótulo às nossas terras, resolvemos revisitá-lo e fazer uma prova completamente nova.


Se você tem um iPhone, abra seu teclado e procure o emoji de onda. Observe com atenção e deixe-me explicar porque esta imagem lhe parece tão familiar. O desenho é baseado em uma obra de arte clássica japonesa do período Edo. A Grande Onda de Kanagawa, uma xilogravura do artista Katsushika Hokusai – parte de sua icônica série de trinta e seis vistas do monte Fuji. Ela é provavelmente a obra de arte mais reproduzida do mundo. Está em muros, sapatos, camisetas, carteiras e até mesmo emojis.

Ao longo dos séculos, a obra de Hokusai influenciou grupos e movimentos inteiros da arte. Como a Ar Nouveau, o Simbolismo, os Nabis e os pós-impressionistas. Suas xilogravuras trouxeram a noção de que a pintura é algo bidimensional. A ilusão de profundidade – quando há – é dada somente pela cor. Uma técnica tão importante que foi usada tanto por artistas tradicionalistas, como os primitivos italianos, quanto por ícones da arte moderna, como David Hockney – basta observar por dois segundos seu famoso A Bigger Splash.

Just Hokusai it.

Hokusai foi, provavelmente, o mais importante artista japonês da época, e teve grande reconhecimento em vida. Seu sucesso se deu por um afastamento da tradição aliado a uma versatilidade literalmente oriental. A arte clássica do período retratava cortesãs e figuras humanas, essencialmente. Mas Hokusai – sob diversos pseudônimos – pintou quase tudo. De animais mitológicos a grandes paisagens passando por temas tradicionais e até mesmo pornografia de gosto duvidoso, como O Sonho da Mulher do Pescador (podem clicar, é da Wikipedia. Eu sei que vocês querem saber o que é isso).

Se A Grande Onda de Kanagawa pudesse ser comparada a uma garrafa de whisky, ela seria, com toda certeza, o Suntory Yamazaki 12 anos – que acaba de chegar ao Brasil pela Beam-Suntory. Ele foi o primeiro single malt japonês, lançado em 1984, e até hoje é um sucesso mundial. Foi ele, e seu irmão, o Yamazaki Sherry Cask, que desafiaram a noção de que whiskies excelentes poderiam ser produzidos espelhando a técnica dos escoceses, mas fora da Escócia e colocaram o Japão no mapa dos mais importantes produtores da bebida do mundo.

Engarrafado a 43% de graduação alcóolica, o Suntory Yamazaki 12 anos é maturado em barricas de carvalho americano, carvalho japonês – conhecido como Mizunara – e barricas usadas anteriormente para maturar xerez. Inclusive, a ideia de usar o carvalho Mizunara começou com a destilaria Yamazaki, em meados de 1940, quando por conta da Segunda Guerra Mundial, o fornecimento de outras madeiras era insuficiente.

Warehouses da Yamazaki (fonte: Dekanta)

A Yamazaki foi a primeira destilaria do Japão. Ela foi fundada em 1923 no vilarejo de homônimo, entre as cidades de Kyoto e Osaka. Sua localização foi especialmente escolhida – e bem debatida (leia mais sobre isso em nossa prova original do Yamazaki aqui) por ser a convergência dos rios Katsura, Uji e Kizu. Isso permitiu que, em uma época em que o acesso a recursos era mais difícil, não houvesse falta de uma das mais importantes matérias-primas para produção de whisky: água. Além disso, a variação térmica e umidade criam condições favoráveis à maturação – Yamazaki é mais quente que a média escocesa.

Há algumas especificidades interessantes sobre a Yamazaki para o whisky-geek, resultado da história de polarização da indústria de whisky no Japão. Por exemplo, a destilaria possui dezesseis alambiques, de sete diferentes formatos e tamanhos – algo quase sem paralelo na Escócia. Além disso, a destilaria utiliza dois diferentes processos de fermentação, com washbacks de madeira e de aço inoxidável de cinquenta mil litros. A fermentação leva em torno de 65 horas.

Por fim, a Yamazaki conta com mais de quinhentos mil barricas em maturação (trinta mil delas, na própria destilaria), de tipos distintos. São principalmente barris de carvalho americano de ex-bourbon, puncheons de carvalho americano de produção própria, hogsheads, barricas de carvalho europeu de ex-jerez e vinho tinto e, claro, de carvalho japonês – o famoso e desejado Mizunara.

Tamanha variedade tem uma razão. É que, como não há intercâmbio de whiskies entre grupos econômicos distintos, e poucas destilarias no país, cada destilaria é obrigada a produzir uma gama muito maior de produtos. New-make-spirits de oleosidades distintas e whiskies diferentes permitem atender às necessidades dos blends de sua empresa mãe, a Suntory – que é totalmente autossuficiente na produção da bebida.

Alambiques da Yamazaki (fonte: Jake Emen/The Whiskey Wash)

No Brasil, uma garrafa de Yamazaki 12 anos custa um pouco menos de mil reais. É um valor alto, mas, é também, curiosamente inferior à média mundial. Fora de nosso país e em mercados aquecidos, devido à escassez do rótulo, certas garrafas chegam a ser vendidas por mais de trezentas libras.

Sensorialmente, o Suntory Yamazaki 12 é um single malt frutado e adocicado, com corpo médio para alto. Há um equilíbrio fino entre o característico sabor de compota de frutas e de passas – provavelmente, proveniente do uso de barris de ex-jerez. Se há qualquer defumação, este Cão não pôde senti-la.

Se você procura um single malt equilibrado e frutado, ou se quer entender o que é um whisky japonês, o Yamazaki 12 anos é a escolha perfeita. Ele é como uma obra-prima de Hokusai. Inegavelmente japonesa, mas capaz de surpreender positivamente apreciadores do mundo todo.

YAMAZAKI 12 ANOS

Tipo: Single Malt 12 anos

Destilaria: Yamazaki

País/Região: Japão

ABV: 43%

Notas de prova:

Aroma: Frutado. Banana e pera, com um leve toque cítrico.

Sabor: Frutado e doce, com nozes, compota de frutas, pera e maçã. Final com baunilha, pimenta do reino e nozes. Um pouco de passas.

Disponibilidade – A venda em varejistas selecionados e no Caledonia Whisky & Co.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *