Drops – Talisker Port Ruighe

Talisker Port Ruighe - O Cão Engarrafado

Você gosta de vinho do porto? E de whiskies defumados? Bem, se a resposta for afirmativa para as duas perguntas, provavelmente você se tornará apaixonado pelo Talisker Port Ruighe.

Lançado em 2013 como uma das novas expressões do portfólio permanente da destilaria Talisker, o Port Ruighe é maturado em uma combinação de barricas que antes contiveram bourbon whisky e vinho jerez e finalizado em pipas (isso é um tipo de barril) que antes envelheceram vinho do porto. Daí o nome espertinho, que remete tanto ao vinho fortificado português quanto ao antigo porto comercial da ilha de Skye – Port Ruighe, atualmente denominado Portree – onde a Talisker se localiza.

Aliás, falando nisso, Skye é um dos mais belos cenários de toda a Escócia. A ilha, considerada como a maior extensão de terra das Hébridas Internas, possui uma geografia dramática. Há grandes barrancos à beira do oceano e grandes picos rochosos, entremeados por campos verdes e montanhas. Não é a toa que Skye é considerado um dos mais desejados destinos de lua de mel para os escoceses que não querem sair de sua terra natal.

Talvez por conta do cenário paradisíaco, ou talvez por ser um dos single malts mais conhecidos da Escócia, a destilaria Talisker é a mais visitada dentre todas as da Diageo, grupo que detém seu controle (também responsável pela marca Johnnie Walker, e por destilarias como Cragganmore, Lagavulin, Caol Ila, Cardhu, Clynelish, Dalwhinnie e Glenkinchie).

O Talisker Port Ruighe, assim como grande parte da linha da Talisker, é turfado. Mas ao contrário de seu irmão Talisker Dark Storm e de seu primo Lagavulin, sua defumação é bem mais discreta, na medida perfeita para combinar com os sabores emprestados dos três tipos de barricas que compõe sua maturação. Apesar de não ter idade definida, o Port Ruighe é bem complexo. Há aroma de fumaça, mel, especiarias, frutas vermelhas, com final levemente cítrico e progressivamente defumado.

O Port Ruighe não está à venda no Brasil. Entretanto, fora de nosso país, seu preço é bastante convidativo. Em torno de GPB 50,00 (cinquenta libras), ou seja, R$ 215,00 (duzentos e quinze reais).

One thought on “Drops – Talisker Port Ruighe

  1. Um preço convidativo, uma expressão bem interessante e uma destilaria excelente.
    Não tem como dar errado!

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *