Wild Turkey Rye Whiskey – Cognição

Hoje vou tratar de um assunto que anda em baixa. Ou, para falar a verdade, que talvez nunca esteve em alta. A Capacidade Cognitiva. A capacidade cognitiva é, de uma forma simplificada, nossa capacidade de receber estímulos do meio ambiente e responder a elas. Ela engloba habilidades cada vez mais subutilizadas por nós, como pensamento, raciocínio, linguagem e memória.

Vou recorrer a exemplos, para não extenuar a capacidade cognitiva de ninguém aqui. Quando, por exemplo, temos fome e resolvemos fazer um misto quente, usamos a cognição. E ao substituirmos o presunto por peito de peru porque ficamos com preguiça de usar a cognição pra comprar mais, também.

Quando bebemos, alteramos nossa capacidade cognitiva. Por isso que às vezes, quando saio, acho que sou o Elon Musk e pago a conta de todo mundo. Ou viro uma versão invertida de James Joyce, que fala coisas profundas que ninguém entende. Mas que, no meu caso, não fazem sentido mesmo e nem são profundas.

High five a isso!

A capacidade cognitiva dos bartenders brasileiros foi bem exercitada nos últimos anos. Não tínhamos ginger ale para o Moscow Mule, por exemplo – o que exigiu uma bela espuma de criatividade. E tampouco rye whiskey para o Manhattan. Algo que nos fazia recorrer a seu primo mais próximo, o bourbon whiskey. Até agora. Porque, finalmente, graças à Wild Turkey, temos um whiskey de centeio com preço razoável em nosso mercado. O Wild Turkey Rye.

O Wild Turkey Rye é, basicamente, o Wild Turkey 101 Rye, já revisto por aqui, com graduação alcoólica reduzida – de 50,5% para 40,5% – e preço bem mais convidativo. E ainda que por conta do grau alcoólico mais baixo seja necessário prestar especial atenção ao elaborar coquetéis com ele, para não errar na diluição, o Wild Turkey Rye é, atualmente, a melhor opção disponível oficialmente no Brasil para toda aquela infinidade de misturas que demandam um whiskey de centeio. Não só porque ele é o único. Mas porque ele é bem bom.

A maior diferença entre rye whiskeys e bourbons é a composição de seu mosto, que influencia em suas características sensoriais. Bourbons devem possuir no mínimo 51% de milho em sua composição, o que lhe traz um sabor predominantemente adocicado. Já Rye Whiskeys tem como cereal predominante o centeio, e, por isso, trazem sensação de especiarias, menta e canela. O Wild Turkey Rye possui um equilíbrio muito bom entre o dulçor do milho e o apimentado do centeio. Sua mashbill (a receita de seu mosto) é cinquenta e um por cento de centeio, trinta e sete por cento de milho e doze por cento de cevada (51-37-12).

Outra característica interessante sobre o Wild Turkey Rye, ou melhor, sobre toda a linha da Wild Turkey, é a pouca diluição antes da entradas nas barricas. Isso faz com que o sabor do white dog (o produto da destilação, sem maturação) do whiskey fique mais evidente, mesmo depois de totalmente maturado. A maior diluição ocorre no momento do engarrafamento, quano o whiskey é levado para seus 40,5%.

Repita, com a voz do Matthew Mcconaughey: Alright, alright, that’s a nice rye!

Aliás, por falar em barricas, a maturação do Wild Turkey Rye acontece em barris de carvalho americano virgens, bastante torrados. De acordo com a marca “O Wild Turkey Rye é um whiskey ’81 proof’ (40,5% de graduação alcoolica), que homenageia o primeiro destilado americano: whiskey de centeio. Quando produzimos o Wild Turkey Rye, usamos uma torra mais profunda, a “alligator”, para mais sabor. Baunilha abundante e especiarias surgem, sem comprometer o forte sabor de centeio. O Wild Turkey Rye funciona em qualquer mistura e se sobressai em coquetéis“.

Não é necessária grande capacidade cognitiva para perceber as qualidades do Wild Turkey Rye. É um whiskey com preço relativamente acessível, capaz de agradar aqueles que apreciam um whisky seco e carregado de especiarias, mas também bastante útil na coquetelaria – especialmente para os clássicos, como o Manhattan. Seja qual for sua preferência, o Wild Turkey rye é o companheiro perfeito para embaralhar a sua cognição.

WILD TURKEY RYE WHISKEY

Tipo: Rye Whiskey

Marca: Wild Turkey

Região: N/A

ABV: 40,5%

Notas de prova:

Aroma: caramelo, pimenta, baunilha.

Sabor: seco, com especiarias, cravo, menta, canela e pimenta. Final seco, com baunilha.

Com Água: A água reduz um pouco a impressão da pimenta, tornando o whiskey menos picante.

Preço: em torno de R$ 180,00

2 thoughts on “Wild Turkey Rye Whiskey – Cognição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *