Angel’s Envy Finished Rye – Drops

Não é segredo pra ninguém que sou totalflex. Minha paixão é whisky, mas adoro cerveja, bebo gim com gosto e sou um admirador da coquetelaria. Aliás, neste último tema, adoro whiskey sour e suas variações. Mas assumo que, quando comecei este blog, não conhecia muitos deles. Apenas o básico mesmo, e o incrível Penicillin, que até hoje ostenta o corolário de meu coquetel preferido. Quer dizer, na maioria dos dias, pelo menos.

Mas um que surgiu na minha vida depois da criação do Cão Engarrafado foi o New York Sour. O New York Sour é, basicamente, o whiskey sour normal, mas com um float – isso é uma camada – de vinho tinto em cima. Quando vi – e provei – o coquetel pela primeira vez, fiquei mesmerizado. Como é que eu nunca tinha pensado em colocar vinho em cima do meu whiskey sour? Hoje, parece uma ideia tão obvia quanto queijo no hambúrguer.

No mundo do whiskey americano, talvez uma epifania semelhante tenha acontecido com o Angel’s Envy Finished Rye. Um Rye Whiskey delicioso, mas com uma finalização bem inortodoxa: barris de rum caribenho. Algo que parece óbvio – o dulçor do rum equilibraria o perfil seco do centeio – mas que jamais teria sido feito antes.

Há uma série de curiosidades sobre o Angel’s Envy Finished Rye. A primeira, é sua mashbill. Ela é composta de 95% centeio e apenas 5% cevada maltada. É um percentual bem alto de centeio. Rye Whiskeys tradicionalmente utilizam uma parcela de milho em sua receita, para atenuar o apimentado seco do centeio. Mas, por conta da maturação em barris de rum do Angel’s Envy, o dulçor é bem resolvido, e o produto é bem equilibrado. Os 5% de cevada maltada servem somente para catalisar o processo de fermentação do mosto – como uma vez explicado por aqui – quase todos os whiskeys levam uma pequena parcela daquele grão.

A segunda é a procedência dos whiskies. A Angel’s Envy, até 2015, não possuía uma destilaria própria. Seus whiskies eram produzidos pela Midwest Grain Products of Indiana (MGP) sob encomenda da Angel’s Envy, que fazia a curadoria sobre os barris e desenhava o perfil do produto. A MGP – outrora uma enorme destilaria da Seagram’s – também produz ou produziu whiskey sob encomenda para diversas outras marcas, como George Dickel, High West, Redemtion e Smooth Ambler.

A Angel’s Envy foi fundada em 2006 por um cavalheiro chamado Lincoln Henderson e seu filho, Wes Henderson. Que – pausa para uma quase desambiguação aqui – não tem qualquer relação com o Wes Anderson, de Ilha dos Cachorros, Moonrise Kingdom e Grande Hotel Budapeste. Enfim, em 2015 a Angel’s Envy foi comprada de Wes – não o cineasta, o empresário – pela Bacardi, que construiu uma destilaria para a marca no Kentucky. Atualmente, parte dos whiskies são produzidos por lá, ainda que haja bastante estoque daquilo que fora produzido na MGP.

Espetáculo de whiskey

E a terceira – e na opinião geek deste canídeo, a mais interessante – é sua maturação. O Angel’s Envy Finished Rye é maturado primeiro de seis a sete anos em barris virgens de carvalho americano. Depois, ele é transferido para barris de rum Plantation XO que antes foram usados para conhaque. Ou seja, é um rye whiskey finalizado em barris de rum que utilizou barris de conhaque da Maison Ferrand. É um barril quase tão totalflex quanto este Cão. O tempo de finalização varia, mas pode chegar a dezoito meses.

O resultado é um rye whiskey incrivelmente adocicado considerando sua mashbill, com uma clara – de verdade, quase exagerada – influência de rum. Aqui, não se trata de uma finalização discreta, como no caso do Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish. O sabor de rum no Angel’s Envy Finished Rye é incontornável. Sorte que ele é muito bom.

O Angel’s Envy Finished Rye é uma edição limitada anual. A cada ano, dois lotes são produzidos e se esgotam rapidamente. Tanto lotes quanto garrafas são numerados. A garrafa específica desta prova é a de número 1509 do Lote nº 9J.

Se você gosta de rye whiskeys, talvez deva procurar o Angel’s Envy apenas pela curiosidade. Ou, na verdade, porque ele é inesperadamente bom – tanto para se tomar puro como em coquetéis. Aliás, um Whiskey Sour com ele deve ser absolutamente fantástico. Meu deus, como não pensei nisso antes. Me desculpem por terminar este texto abruptamente. Preciso testar imediatamente.

ANGEL’S ENVY FINISHED RYE

Tipo: Rye Whiskey

Marca: Angel’s Envy

Região: N/A

ABV: 50%

Notas de prova:

Aroma: Cravo, canela, pimenta, banana (sério, banana)

Sabor: açúcar mascavo, especiarias, um certo pão de aveia. Final longo, progressivamente adocicado com banana.

Disponibilidade: lojas internacionais

2 thoughts on “Angel’s Envy Finished Rye – Drops

  1. Gosto de whiskys com alta proporção de centeio, mestre e devo confessar que ainda não provei nenhuma expressão finalizada em barris que antes continham rum. Tampouco barris de rum que tinham conhaque. Este que me faz lembrar do Chivas 15yo hahaha. Melhor ficar com ambos.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *