1792 Small Batch Bourbon – Receita Secreta

A sofisticação é feita de pequenos detalhes. Ao fazer bacalhau, você deve primeiro grelhar as postas, por dois a três minutos para cada lado, em fogo médio, tirá-las do fogo e manter aquecidas. Imediatamente, na mesma frigideira, adicionar manteiga, alho e, por último, suco de limão, e mexer. As postas não voltam à panela, mas é este molho cítrico, cuidadosamente espalhado pela superfície levemente tostada da peça, que complementará seu sabor de uma forma surpreendente.

Já quando o assunto for decorar uma sala de jantar, você deve lembrar que precisa de três a cinco diferentes pontos de luz. Um bem acima, outro focado – ou sobre – a mesa e o último de um dos lados, para trazer certa dramaticidade. Cadeiras acolchoadas também são importantes – afinal, ninguém quer ficar com o traseiro doendo ao comer o melhor bacalhau da vida. A dica é pensar se você ficaria confortável nelas, se fossem seu assento num vôo de longa duração.

Super comfy

Os parágrafos anteriores podem parecer aleatórios. E na verdade, até são, um pouco. Mas seu conteúdo foi retirado, incrivelmente, de duas matérias publicadas recentemente no site 1792 Style – pertencente ao 1792 Small Batch Bourbon. É que a marca – que acaba de desembarcar no Brasil pelas mãos da importadora Aurora – tem uma pegada de lifestyle fortíssima, com identidade caprichada, inspirada na Art Deco. E o site foi criado para apresentar um pouco dessa atmosfera.

Mas não pense que o 1792 Small Batch Bourbon é só uma garrafa bonitinha, sem conteúdo nenhum. O whiskey é produzido na destilaria Barton, no Kentucky, pertencente à Sazerac Company. A mesma proprietária da Buffalo Trace. A destilaria é, alegadamente, a mais antiga em operação contínua em Bardstown, no Kentucky. Ela foi fundada em – pasmem – 1879, e não em 1792. Este último, é o ano que o Kentucky foi reocnhecido como um estado dos EUA. Mais aleatório que isso, só a graduação alcoolica do 1792, que é 46,85%.

A combinação de cereais do mosto do 1792 Small Batch Bourbon não é divulgada pela destilaria. A única informação é que ele se trata de um high-rye bourbon – um termo usado informalmente para definir bourbons com maior concentração de centeio. Porém, há uma informação extra-oficial que sua mashbill seja, exatamente 74% milho, 18% centeio e 8% cevada maltada.

High-Rye bourbons são relativamente incomuns, mas têm se tornado populares, graças à sua versatilidade e equilíbrio. Ocorre que cada cereal traz um sabor diferente à mashbill. Milho traz dulçor. Cevada maltada ajuda na fermentação e traz um certo corpo. Já o centeio traz amargor, apimentado e herbal. Whiskies com mais centeio na mistura tendem a ser menos doces e mais pungentes.

A maturação do 1792 Small Batch Bourbon também não é divulgada. Um palpite educado, porém, é de que o whisky matura em barris virgens de carvalho americano por aproximadamente 8 anos. A teoria ganha força considerando que a Barton possuía um rótulo chamado 1792 Ridgemont Reserve, que fora descontinuado em 2015. Este whisky foi o precursor do 1792 Small Batch Bourbon, e sua maturação era, declaradamente, de oito anos.

Parecido, né?

O 1792 Small Batch Bourbon custa aproximadamente R$ 300 no Brasil, e está a venda (ou melhor, estará, considerando a data em que esta matéria foi escrita) em boa parte dos varejistas especializados. Ele faz parte de uma nova onda de whiskies americanos mais sofisticados que recentemente desembarcaram em nosso país, como o Eagle Rare – também da Sazerac Company – o Basil Hayden e os High West Bourbon e Double Rye. Um fenômeno que este cão aplaude com vigor.

Quando você se sentar em sua sala de jantar meticulosamente decorada, com cinco pontos diferentes de luz, para apreciar um bacalhau levemente cítrico que acabou de preparar com perfeição, lembre-se do 1792 Small Batch Bourbon. E, se possível, complemente a experiência com uma dose. A sofisticação é feita de detalhes, e são estes detalhes que tornam o 1792 um ótimo bourbon.

1792 SMALL BATCH BOURBON

Tipo: Bourbon

Marca: Barton 1792

Região: N/A

ABV: 46,85%

Notas de prova:

Aroma: Açúcar mascavo e caramelo queimado, com pimenta e menta.

Sabor: Calda de caramelo queimada, pimenta do reino, menta. Final longo, incrivelmente seco e apimentado.

6 thoughts on “1792 Small Batch Bourbon – Receita Secreta

  1. Sensacional texto, eleva a vontade de conhecer esse whiskey. Barton Distillery lhe deve uns trocados rs.

  2. Escrever sem provar, como se faz?
    Primeira vez que leio esse tipo de resenha em seu site.
    Decepção, não. Apenas desnecessário.

    1. Oi, que? Onde disse que eu não provei? hehe! Provei sim, inclusive, diversas vezes, até fiz um sazerac maravilhoso com ele 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *