Tamnavulin Sherry Cask – Canudinho

1937. Joseph Friedman, nascido em Ohio, observava sua filha Judith tentar tomar um milk shake no Varsity Sweet Shop, em São Francisco. Tentar, porque a mesa era alta, e Judith, baixinha, e na década de trinta, todos os canudos eram retos. Judith tentava subir na mesa, ajoelhando-se na cadeira. Mas, mesmo assim, não alcançava o zênite da bebida.

Friedman – um perspicaz inventor – então, fez algo curioso. Pegou um parafuso, sabe-se lá de onde, colocou dentro do canudo, e o enrolou com fio dental, até ficar bem apertado. Depois, tirou o fio dental e removeu o parafuso. O resultado, além de um parafuso grudento, foi um canudo com pequenas ondulações, que podia ser dobrado sem interromper o fluxo. Judith finalmente podia aproveitar aquele nutritivo alimento, base de toda dieta infantil, sem dificuldades por sua estatura.

Em 1939, Friedman fundou a “Flexible Straw Company” (a Cia. dos Canudos Flexíveis) e patenteou sua invenção. Apesar do enorme sucesso – e retorno financeiro – Joseph não é um inventor muito célebre. Atualmente, há canudos flexíveis por toda parte – até onde não são bem-vindos – mas poucos sabem de sua participação na história. Friedman é, de certa forma, como o Tamnavulin. Uma celebridade anônima. Quase onipresente, mas pouco notada.

Agora dá pra beber deitado.

É que a Tamnavulin é uma destilaria relativamente jovem. Ela foi fundada em 1966 pelo grupo Invergordon, mais tarde, Whyte & Mackay. Seu objetivo era simplesmente suprir uma demanda crescente por blended whiskies. Por isso, até hoje, é bem raro ver engarrafamentos de single malt da Tamnavulin. Contribui para isso o fato da destilaria ter sido fechada em 1995, devido ao declínio do consumo de whisky no mundo, e somente reaberta em 2007, quando sua proprietária, a Whyte & Mackay, foi comprada pela United Spirits.

Por quase dez anos, a Tamnavulin produziu whiskies essencialmente para compor os blends do grupo da Whyte & Mackay. Mesmo engarrafamentos independentes não eram muito frequentes. Porém, em 2016, a Whyte & Mackay resolveu trazer a Tamnavulin à luz, e lançou uma série de seus single malts. Dentre eles um Wine Cask – exclusivo de Duty Free – o Double Cask, já revisto por aqui, e o Sherry Cask, que desembarcou recentemente em nossas terras. Ambos, agradáveis surpresas.

O processo de fermentação do mosto da Tamnavulin é relativamente rápido – 48 horas. Os alambiques de primeira destilação são carregados até 17.500 litros, e os de segunda, 15.000 litros. O resultado é um destlado leve e aromático, puxado para os cereais. O mais impressionante da destilaria, entretanto, são seus armazéns. São dois enormes prédios, que armazenam até 10 níveis de barris, uns sobre os outros. O enorme estoque tem uma razão: a Tamnavulin ainda fornece boa parte de sua produção para whiskies do grupo, como, por exemplo, o Whyte & Mackay e Shackleton.

Armazém da Tamnavulin (fonte: whisky.com)

O Tamnavulin Sherry Cask, na verdade, recebe este nome por conta de sua finalização. Ele é maturado por um breve tempo em barris de carvalho americano de ex-bourbon, para depois ser transferido para barricas de carvalho que antes contiveram vinho jerez oloroso. Há um ponto um pouco confuso aqui. A garrafa declara que o whisky é finalizado em três barris de jerez distintos. Na verdade, o que querem dizer – ou não – é que os barris provém de três bodegas diferentes de jerez. Mas, são todos Oloroso.

Se você gosta de whiskies com perfil vínico, mas equilibrados, o Tamnavulin Sherry Cask é para você. É um daqueles single malts que se bebe sem remorso. Como dizem, é de beber de canudinho. Flexível, de preferência. Só não vá colocar no milk shake. Ou, talvez sim.

TAMNAVULIN SHERRY CASK

Tipo: Single Malt sem idade declarada

Destilaria: Tamnavulin

País/Região: Speyside

ABV: 40%

Notas de prova:

Aroma: mel, amêndoas, gengibre, caramelo.

Sabor: frutado, com, uvas passas, marzipãe gengibre. Final adocicado e vínico.

2 thoughts on “Tamnavulin Sherry Cask – Canudinho

  1. Como gosto não se discute pode ser que alguns, digam nada ou quase nada de agradável, mas eu sou franco. Gostei do double cask e agorar descobri o Tamnavulin Sherry Cask Edition. Gostei ainda mais do que o primeiro apesar de já estar na 3a. garrafa do double. Ótimo custo benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *