Beer Drops – Adnam’s Two Bays

Cervejas maturadas em barricas de carvalho ou com chips de carvalho. Nossas televisões mentais projetam, imediatamente, a imagem de alguma imperial stout ou porter, quase tão oleosa quanto petróleo. Se fosse um pouquinho mais densa, nem caberia na proverbial frase de Jânio. Bebo porque é líquido. Ela estaria lá, no limiar dos dois estados físicos. Tipo vidro. Uma vez me disseram que vidro é um líquido de altíssima densidade. Certamente essa pessoa não provou imperial stouts o suficiente para entender o que é a fronteira entre o sólido e o líquido.

É natural. A maioria das cervejas maturadas pertencem a estes estilos. O que não significa, de forma nenhuma, que uma cerveja mais leve não possa sofrer maturação e ficar boa. É o caso, por exemplo, da Two Bays, uma colaborativa entre as cervejarias Cigar City e Adnam’s – que aliás, possui uma belíssima linha de destilados – e que acaba de chegar ao Brasil pelas mãos da Get Trade.

Broadside, um quase-whisky, também produzido pela Adnam’s.

A Adnam’s Two Bays é uma pale ale com graduação alcoolica de 4,4,%, produzida com malte de cevada e aveia, e maturada com chips de carvalho. Os lúpulos utilizados são Citra, Cashmere, Lemondrop, Enigma e Calypso. O website da Adnam’s sugere que a cerveja possua notas de baunilha, coco e groselha. O paladar pouco treinado para cervejas deste Cão, porém, percebe um certo aroma frutado e cítrico, com toranja, e que aos poucos se torna mais adocicado, com baunilha e caramelo.

O nome Two Bays faz referência à localização das duas cervejarias, que colaboraram para produzí-la. A Adnam’s fica em Sole Bay, em Southwold, no Reino Unido. E a Cigar City – famosa por produzir cervejas maturadas em barricas – está instalada na baía de Tampa, na Flórida.

A Adnam’s Two Bays chega ao Brasil com preço médio de R$ 30,00 (trinta reais), bastante convidativo para cervejas maturadas. Mas se você se interessou, é melhor correr e procurar bem. Menos de mil garrafas chegaram às baías de nossas terras em maio. E a expectativa é que acabem bem rápido. Se você gosta daquele característico sabor de caramelo e baunilha, tão comum em nossos queridos whiskies, mas prefere cervejas com corpo mais leve, a Two Bays será um agradável avistamento.

ADNAM’S TWO BAYS

Cervejaria: Adnam’s

País: Reino Unido / Estados Unidos

Estilo: Pale Ale

ABV: 4,4%

Notas de Prova:

Aroma: baunilha, levemente cítrico (grapefruit?) e capim santo.

Sabor: Corpo médio, cítrica, capim santo. Final longo e progressivamente mais adocicado e floral, com baunilha e caramelo.

3 thoughts on “Beer Drops – Adnam’s Two Bays

  1. Caro Maurício,

    Pelos registros de prêmios, opiniões e preços, a Adnams também produz gin, single mal, rye malt whisky e vodka de primeira.

    Eu desconhecia a Admans e só comprei as cervejas porque o preço era convidativo (bem abaixo dos R$ 30 anunciado para a Two Bays). Tomei, aproveita e recomendo a Ghost Ship e a Explorer.

    Abraços

    1. Mestre Sócrates! Explorer nunca experimentei. Ghost Ship sim, e sou fascinado! A Adnam’s tem produtos excelentes, tanto em destilados quanto fermentados! E o lugar onde produzem ainda é lindo 🙂

  2. Ultimamente tenho procurado conhecer um pouco mais sobre cervejas, mestre.
    Ainda estou na teoria, mas me parece uma bela opção para iniciar a prática.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *