Chivas Regal 18 French Oak Finish

Minha relação com a tradicional culinária italiana é uma de amor e, bem, indiferença. Amo tudo que leva frutos do mar e sou apaixonado por risotos. Porém, não ligo muito para pizza. É eu sei, é estranho, porque pizza é tipo Nutella, que, diga-se de passagem, é outra coisa tradicionalmente italiana que eu não tenho o menor carinho.

E quando o assunto são as massas, fico no meio do caminho. Sou indiferente à lasanha. Não gosto muito de molho alfredo e nem quatro queijos. Naturalmente, adoro um marinara e sou alucinado por carbonara. De verdade. E ainda que eu prefira a versão sem creme de leite, não tenho qualquer pós-conceito em relação àquela que leva o ingrediente. Carbonara, para mim, é a perfeição materializada em carboidratos e lipídios.

Com essa gema, então, é quase pornografia.

Por muito tempo, imaginei que o carbonara fosse irretocável. Até que, certa vez, provei uma versão trufada do prato. E aí, meus conceitos de perfeição foram atualizados. Não que eu tenha deixado de gostar do prato original, ou que meu apreço tenha diminuído. Mas senti que havia me apaixonado novamente, como da primeira vez, por aquela maravilha culinária.

O mesmo aconteceu comigo recentemente com o Chivas Regal 18 French Oak Finish, versão exclusiva de Duty-Free do tradicional e maravilhoso Chivas Regal 18. Aliás – não é segredo para ninguém que o Chivas 18 tradicional é um de meus blended whiskies favoritos. Sou apaixonado pelo blend. E me vi redescobrindo esta paixão de uma forma diferente ao provar o Chivas 18 French Oak Finish

De acordo com a marca, o Chivas Regal 18 French Oak Finish “(…) é um blend único, variação do icônico Chivas 18 anos, com suas 85 notas sensoriais diferentes, que é caraterizado por uma finalização muito especial em barris de carvalho francês de primeiro uso.

Ele traz singularidade de barricas produzidas a mão por um time de tanoeiros experientes. Estes barris usam carvalho francês de mais de 150 anos de idade, da região de Limousin, usados para maturar destilados da mais alta qualidade. O time de blenders da Chivas Regal selecionou cuidadosamente somente os melhores destas barricas para finalizar o Chivas Regal 18 anos, e revelar algumas de suas melhores notas características.”

Além da finalização, porém, há outra diferença bastante relevante entre o Chivas 18 French Oak Finish e o padrão. A graduação alcoólica. O Chivas 18 tradicional possui 40%. O French Oak, porém, apresenta um percentual bem mais generoso – 48%. Aí está, na opinião deste Cão, a grande diferença – a finalização traz sim maior pungência de especiarias e frutas. Mas a graduação alcoólica mais alta é o que o torna especial – Ela traz uma intensidade que, talvez, para os paladares mais críticos, faltaria no Chivas 18 de linha.

Ai, é muito delicado pro meu paladar….

O Chivas 18 French Oak faz parte de uma série de lançamentos da marca escocesa exclusivos para Duty Free, que apresentam diferentes finalizações – a chamada coleção “First Fill” – em alusão ao primeiro uso do barril para finalização de um blend, algo bem incomum no mundo do whisky. Além dele, há um American Oak Finish, além de um recém lançado Japanese Oak Finish, finalizado nas concorridas barricas de carvalho japonês, o mizunara.

Se você gosta do Chivas 18 tradicional, e procura um whisky com o mesmo tema mas com mais intensidade, o Chivas 18 French Oak é para você. Aliás, ele é para você mesmo que você tenha reservas com o Chivas 18 tradicional. Ou com Nutella, pizza ou molho branco. O Chivas Regal 18 French Oak Finish é seu prato preferido, com o melhor tempero do mundo.

CHIVAS REGAL 18 FRENCH OAK FINISH (FIRST FILL)

Tipo: Blended Whisky com idade definida – 18 anos

Marca: Chivas Regal

Região: N/A

ABV: 48%

Notas de prova:

Aroma: aroma claramente floral, com baunilha e especiarias.

Sabor: delicado, com frutas em calda, chocolate, e frutas em calda. O final é mais pronunciado e frutado do que do tradicional Chivas Regal 18.

Com água: A agua torna o whisky menos adocicado.

Disponibilidade: Duty Frees de Aeroportos Internacionais

4 thoughts on “Chivas Regal 18 French Oak Finish

  1. Excelente amarração de ideias, mestre hahaha.
    Sabe, gosto de diversos blends, mas tenho um carinho especial pelo Chivas. Talvez seja por ser o whisky do meu avô, que já descansa em paz.
    O Chivas 18yo está na minha lista, melhor ainda se for esta versão melhorada. Todos os blends possuem filtragem a frio, mesmo nessa graduação maior?
    A propósito, já ia te importunar com esta pergunta: e o Mizunara?

    Grande abraço!

    1. Mestre,

      Primeiro – nunca provei o mizunara! Shame on me, né? Vou tentar corrigir isso ASAP.

      Nem TOOOODOS os blends, mas a maioria dos blends bem comerciais – Chivas, Ballantine’s, Johnnie, Buchanan’s etc – sim. Compass Box não, talvez aqueles da Douglas Laing também não. Mas não sei ao certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *