Jura é uma ilha curiosa. Curiosamente pouco populosa. A ilha – uma das maiores das Hébridas Internas, com mais de trezentos e sessenta e sete quilômetros quadrados – já contou com uma população superior a mil habitantes. Porém, atualmente, a ilha abriga em torno de duzentos habitantes. O que dá, numa conta bem porca, dá uma pessoa a cada dois quilômetros.
Por conta de sua diminuta população, a ilha possui apenas um hotel e uma única igreja. Além disso, sua malha viária não é exatamente extensa. Há somente uma estada, a A846. Ou melhor, metade de uma. Porque a A846 continua em Islay, ilha vizinha a Jura.
Jura, assim, conta apenas com o essencial. Mas o essencial na Escócia, claro, inclui uma destilaria. A Island of Jura, que recentemente lançou uma nova linha de expressões para o mercado de duty free. Seus rótulos homenageiam pontos geográficos importantes de sua ilha natal. E, naturalmente, a A846 não ficou de fora, com o Jura The Road (A Estrada).
De acordo com a destilaria “Em Jura, há apenas uma estrada para se dirigir. Ela emerge da região selvagem ao norte, e acompanha a linha da costa em sua jornada sinuosa ao sul, até chegar à destilaria. É uma rara peça feita pelo homem em nossa paisagem indomada, e é tudo que precisamos. Aqui, mantemos as coisas simples. Preferimos deixar a complexidade para o nosso whisky“
A maturação do Jura The Road acontece em barricas de ex-bourbon de carvalho americano, e é finalizado por um prazo não declarado em barris que antes contiveram vinho jerez PX de vinte anos. Sensorialmente, é um whisky de corpo médio, delicado, e com um final vínico discreto. É um whisky equilibrado e muito agradável.
Apesar de não estar à venda no Brasil, para os viajantes, não é difícil conseguir uma garrafa do Jura The Road. O single malt está à venda nos duty-free de aeroportos internacionais brasileiros, e custa US$ 82,00 (oitenta e dois dólares). E vá por mim – ele será a experiência mais próxima da jornada pela única estrada de Jura, e você nem precisa sair do lugar.
JURA THE ROAD
Tipo: Single Malt sem idade declarada
Destilaria: Jura
País/Região: Islands – Hebrides
ABV: 40%
Notas de prova:
Aroma: frutado, com canela e vinho fortificado.
Sabor: frutado, com vinho fortificado e gengibre. O final é progressivamente vínico e lembra passas.
Com água: A água o torna mais adocicado e menos vínico.
Preço: US$ 82,00
Como vai, mestre?
Costumo ter uma certa cautela em relação à versões para viajantes, mas se trata de um ex-sherry. Ainda que discreto.
Abraço!
Boa noite! Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar, como na maioria dos comentários, a qualidade técnica e de escrita dos seus textos, são excelentes.
Tenha uma dúvida que deve ser bem boba, e que não se relaciona com o Jura.
Acredito que o whisky fechado, lacrado, não tem validade. No entanto, depois de aberta a garrafa, quanto tempo o whisky guarda seus aromas? Ou também não existe um “prazo”?
Obrigado!
Opa, muito obrigado, Gabriel.
Meu caro, isso vai depender das condições de armazenamento. Vou te passar um post que falo um pouco disso – https://ocaoengarrafado.com.br/whisky-estraga-aberto-oxidacao/
Excelente!! Muito obrigado, não tinha encontrado esse post antes.
Opa!! Obrigado, Gabriel!