Macallan Harmony Intense Arabica

Dois anônimos apaixonados por café sentam-se no balcão de uma cafeteria. O combustível da humanidade é o café – disse o primeiro, olhando para a frente. Eu sei. Não se toma café para acordar, mas se acorda para tomar café, respondeu o outro. Com um sorriso no rosto, concluiu o primeiro: o nível tecnológico da sociedade seria muito inferior àquele que é hoje, não existisse café. Ao que ambos brindaram com suas xícaras, e com as duas mãos, levaram o líquido quente e marrom à boca.

A história acima é totalmente fictícia. Mas, certamente, ocorre todo dia com milhares de admiradores de café. No panteão das bebidas, o café está quase par a par com o whisky, em nível de veneração. Prova disso são as centenas de citações e frases espirituosas sobre café. Ainda que, suspeito, a cafeína ajude nessa parte. É possível escrever uma matéria inteira utilizando apenas lugares comuns sobre café.

E até uma série.

Café é, também, um combustível para a arte. O cantor Henry Rollings disse, certa vez, que o melhor acompanhamento para uma xícara de café é outra xícara de café. Este Cão e a The Macallan, porém, discordam. A melhor combinação é com o novo The Macallan Harmony Intense Arabica, que acaba de chegar oficialmente ao Brasil.

O The Macallan Harmony Intense Arabica é a segunda edição da Harmony Collection da The Macallan. A linha tem como objetivo criar whiskies para harmonizar com elementos da gastronomia. A primeira edição foi o Rich Cacao, que – caso você não tenha percebido pela falta de cafeína no sangue – foi desenvolvido para harmonizar com chocolate.

Para evitar qualquer confusão, é preciso fazer uma observação prévia. Nenhum dos whiskies da Harmony Collection usam infusões ou saborizantes para chegar ao seu perfil sensorial. Nem poderiam. De acordo com as regras da Scotch Whisky Association, para que seja considerada whisky, a bebida não pode usar quaisquer destes artifícios. O perfil de aroma e sabor destes whiskies é alcançado pela combinação de barricas de carvalho – tanto europeu quanto americano – que antes contiveram vinho jerez. O whiskymaker, neste caso, foi Steven Bremner.

De acordo com o website da The MacallanA maior parte do café da Etiópia é cultivada em Oromia. É daqui que vêm os grãos de café que serviram de inspiração para o nosso requintado single malt. Steven selecionou os grãos de café etíopes Harrar e Guji para a expressão (…), devido ao perfil de sabor robusto e intensidade do café. O café de Guji e Harrar oferece um Arábica selvagem único, com um sabor intenso e robusto.

Ainda de acordo com a destilaria, o The Macallan Harmony Intense Arabica é o resultado do conhecimento compartilhado de seis mestres, muitos deles, do mundo do café. São Kenean, gerente de exportação do grupo de café etíope Dukamo; Lisa Lawson, fundadora da Dear Green Coffee Roasters de Glasgow, Jonathan Morris, professor e historiador especializado na história do café, a barista Andrea Allen, do Onyx Coffee Lab, o artista em café Dhan Amang e Michele Posocco, especialista em papéis, e criadora da embalagem especial do whisky. A seguir, um vídeo sobre a harmonização e processo de criação da bebida.

The Harmony Collection Whisky Pairing, Inspired by Intense Arabica | The Macallan®

Aliás, falando na embalagem, assim como o Rich Cacao, as referências ao café não terminam no líquido. A caixa do The Macallan Harmony Intense Arabica é feita de materiais reciclados, dentre eles, cascas de café. A ideia aqui é reduzir o impacto ambiental, e embarcar em práticas mais sustentáveis para a indústria do whisky. Algo muito bem vindo, especialmente de uma destilaria que produz mais de vinte milhões de litros de new-make por ano, e está na vanguarda das tendências de produção na Escócia. Aliás, imagine a quantidade de café consumido pra chegar nesse ponto.

Sensorialmente, o The Macallan Harmony Intense Arabica traz notas de chocolate amargo e -adivinhem só – café. O final é longo, com canela e especiarias, mas pouco apimentado. Puro, é um single malt cujo perfil de sabor agradará a maioria dos bebedores. Quando combinado com uma xícara de café, o perfil frutado e adocicado é ressaltado. A combinação realmente traz à tona um sabor novo. E é essa experiência que torna o The Macallan Harmony Intense Arabica realmente interessante.

Infelizmente, por ser uma edição limitada, com números tímidos, e estampar o nome da The Macallan, o preço da criação é um pouco intimidador. No Brasil, mais de dois mil reais por uma garrafa. Se vale a pena? Muito mais do que um whisky agradável, o The Macallan Harmony Intense Arabica é uma experiência interessantíssima, tanto para os apaixonados pela destilaria quanto para todos aqueles, que, como este Cão, acordam para beber café. Quero dizer, whisky.

THE MACALLAN HARMONY INTENSE ARABICA

Tipo: Single Malt

Destilaria: The Macallan

Região: Speyside

ABV: 43%

Notas de prova:

Aroma: caramelo, café, chocolate amargo.

Sabor: chocolate, canela, café. Final longo, com mais café, e levemente frutado. Ao ser harmonizado com café, as notas de frutas vermelhas são ressaltadas.

One thought on “Macallan Harmony Intense Arabica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *