Quando eu era criança, fazia uma porção de coisas bobas sem muito motivo. Não coisas grandes, tipo me arrebentar de boca depois de desafiar as leis da física numa bicicleta e tal. Mas, pequenas experiências. Como, por exemplo, sentar em cima da mão durante a aula, para retirá-la depois e perceber uma certa concavidade no derriére. Tentar empurrar todas as cores daquela caneta multicolorida. Ou enfiar um alfinete na pelinha do dedo, só pra ver ele pendurado. Ou, então, a clássica de colocar uma mão na bacia quente e outra na fria, e depois as duas na morna, para notar que a fria ficou mais quente que a quente. Ou algo assim.
Para falar a verdade, quando a gente cresce, não deixa de fazer essas coisas. Quer dizer, essas coisas não, mas coisas bem parecidas. Faz parte de nossa natureza fazer experimentações. Algumas, meio inúteis e sem graça. Outras, maravilhosas. E como um entusiasta de whiskies e gastronomia, para mim, pouca coisa supera a harmonização de sabores. E é justamente aí que entra o The Macallan Harmony Collection: Rich Cacao – recente lançamento da The Macallan.
O The Macallan Harmony Collection: Rich Cacao foi desenvolvido pela whisky maker Polly Logan, que viajou para Girona, na Espanha, para explorar o processo de produção de chocolates. Mais especificamente, para visitar Jordi Roca, confeiteiro do El Celler de Can Roca, restaurante triplamente estrelado pelo guia Michelin. “quando imergi neste mundo, descobri uma enorme sinergia entre o processo de produção de whiskies e de cacao (…) Ambos levam bastante tempo e atenção excepcional aos detalhes, sendo que mesmo as menores mudanças no processo encorajam diferentes aromas e sabores a emergir“. Depois de seu estudo, Polly buscou barricas de ex-jerez da The Macallan, que trouxessem notas de chocolate.
O resultado foi um whisky que combina barris de carvalho americano e europeu, com um perfil claramente – adivinhem só – achocolatado. “Para essa expressão, busquei uma nota específica de chocolate nos barris de carvalho europeu temperados com xerez tradicional do The Macallan e combinei isso com uma nota de baunilha conferida por barris de carvalho americano temperados com jerez para adoçar a nota de chocolate ligeiramente amargo que eu havia encontrado ”, explica Logan. “Este requintado single malte oferece uma experiência deliciosa de uísque e chocolate e a chance de elevar a experiência Macallan a uma nova dimensão.”
De acordo com o Brand Ambassador da marca no Brasil, Gianpaolo Morselli, “a expressao foi pensada para ser uma simbiose perfeita entre chocolate e whisky. Assim como como alguns queijos, na verdade. Mas quando voce degusta junto com o chocolate, tem um sabor final que não há nem no whisky nem no chocolate. Cria-se um terceiro sabor. Primeiro, voce mastiga o chocolate, e nada acontece. Depois, bebe o whisky. E de repente, acontece uma união dos dois, uma nota de nozes, de frutas secas. Ele foi pensado justamente para trazer isso e abrir a cabeça para as possibilidades de harmonização com o whisky.“
Este Cão teve a oportunidade de experimentar o The Macallan Harmony Collection: Rich Cacao exatamente na experiência que lhe é proposto. Durante um evento de premiação dos 50 Best Restaurants, com chocolate escolhido a dedo para a harmonização. O resultado realmente é surpreendente. O single malt puxa para notas de jerez doce, especialmente compota de frutas e alcaçuz. O chocolate ressalta as notas florais e equilibra o dulçor do single malt.
Mas não é somente dentro da garrafa que há referências ao mundo do chocolate. A embalagem do The Macallan Harmony Collection: Rich Cacao é cem por sustentável. Seu estojo, por exemplo, é feito com residuos das vagens do cacau – um subproduto do processo de fabricação dos chocolates, e reciclável.
Para o entusiasta do whisky que quer expandir as fronteiras de seu amor por whiskies; ou para o foodie, que busca sempre combinações inusitadas e incríveis, o The Macallan Harmony Collection: Rich Cacao é perfeito. Na verdade, para todos aqueles que ainda tem a criança experimentadora dentro de si. Porque o gosto pela experiência não muda. O que melhora – e muito – é a própria experiência.
THE MACALLAN HARMONY COLLECTION RICH CACAO
Tipo: Single Malt
Destilaria: The Macallan
Região: Speyside
ABV: 43%
Notas de prova:
Aroma: frutado e floral. Alcaçuz, chocolate ao leite.
Sabor: Compota de frutas, chocolate, pimenta do reino. Final longo, com mais chocolate (que fica mais aparente no final) e puxado para o alcaçuz.
Ultimamente vivo em uma relação de amor e ódio com a The Macallan. Realmente a cultura organizacional ficou na história e a nova política da empresa tomou conta, trazendo novas experiências, rótulos inéditos e uma viatura 5 Ton de marketing, que me fez relembrar aquela propaganda engraçadinha da VW nos anos 90. Com um Volkswagen Gol GTI correndo e decolando sobre um mar báltico de outros VW Gol como um A320-232 Subido em CGH com seus barulhentos motores IAE. Esse Macallan NAS, de barril duplo e muita publicidade culinária e ecológica (Vide o barulho feito para informar que a embalagem é 100% reciclável) para minha experiência acrescentou apenas, um meio de melhor redirecionar meus investimentos econômicos. Um single malt agradável? Sim! Nível de qualidade que se conhece por Macallan? Não! Um whisky sem brio, sem a alma da destilaria, realizado por alguns goblins famintos por euro e dólares que se apossaram dessa mansão em Speyside, minha avaliação é: 75 pontos numa escala de 100 – Nota olfativa: 40 pontos, nota ao palato: 25, finalização: 10 pontos. Um Glendronach 12 anos se parece um Hércules ao lado desse Macallan.