Mafiosa Irrefutabile – Beer Drops

“Francamente, minha cara, eu não me importo”, ou, no original “Frankly, my dear, I don’t give a damn” não é simplesmente uma demonstração de indiferença. A frase é dita por Clark Gable no celebrado E O Vento Levou (“Gone With the Wind”) para seu par amoroso, a personagem Scarlett O’Hara, vivida por Vivien Leigh. A citação, inclusive, foi eleita pelo American Film Institute (AFI) como a mais memorável de todo cinema norte-americano.

Na mesma lista, ocupando a segunda posição, está uma de O Poderoso Chefão. “I will make him an offer he can’t refuse“. Em português, “Eu vou fazer uma proposta que ele não poderá recusar” Ela é proferida por Don Vito Corleone – estrelado por Marlon Brando, caso você não saiba – durante uma visita de seu afilhado, o famoso cantor Johnnie Fontane. O artista pede a Vito que o ajude a conseguir um papel em um filme, ao que o padrinho lhe responde a célebre frase. E, bem, o que acontece em seguida está longe de ser uma proposta cordial do temido padrinho.

No filme não é uma almofadinha.

E foi com base nessa frase que a cervejaria Mafiosa – tão afiada no storytelling quanto na produção de cervejas – lançou seu novo rótulo. A Irrefutabile, que em italiano tem como significado – Che non puo essere negato – em portugês, “o que não pode ser recusado”. E esse Cão concorda. A Irrefutabile é a versão maturada em barricas da Crooner, já vista nessas páginas caninas.

Envelhecida em barris de carvalho americano por seis meses, a Irrefutabile #1 (ABV 9% / IBU 70) ganhou novo perfil sensorial, se comparada a Crooner original – uma american strong ale – destacando a baunilha, o caramelo, o coco, a madeira e uma leve acidez com toque animal de funky.

De acordo com Guilherme Matheus, sócio e cervejeiro da Mafiosa “Entre barricas de cerveja Cantillon, em Bruxelas, tem uma plaquinha com a frase ‘Le temp ne respecte pas ces qui se fait sans lui’.  Sempre gostei dessa frase” comenta  “Além de considerar que cervejas envelhecidas são uma tendência no mercado mundial, durante o desenvolvimento deste primeiro rótulo da série pude acompanhar de perto o trabalho do tempo e da madeira sobre a cerveja. E isso foi incrível.”

A Mafiosa sugere que a Irrefutable seja harmonizada com carnes assadas, de caça e cordeiro, assados ou grelhados, queijos maturados e sobremesas com caramelo. Além, claro de charutos. Aliás, em seu evento de lançamento, esteve presente também a marca Siboney, com sua linha de robustos. Os participantes tiveram a oportunidade de provar, na prática, a combinação.

A Irrefutable já está à venda em lojas especializadas, tanto em garrafas de 375ml quanto chope – estes, em quantidade bem reduzida. Então, se tiver interesse, este Cão recomenda que corra. Porque, francamente, meu caro, é impossível não se importar.

MAFIOSA IRREFUTABILE

Cervejaria: Mafiosa

País: Brasil

Estilo: American Strong Ale

ABV: 9%

Notas de Prova:

Aroma: Açúcar de confeiteiro, caramelo, leve acidez.

Sabor: Corpo e carbonatação média. Sabor de caramelo, açúcar de confeiteiro, baunilha, coco. Final longo, com alcaçuz e levemente ácido.

 

3 thoughts on “Mafiosa Irrefutabile – Beer Drops

  1. Grande cão, sempre curti muito suas análises e textos. Mas fiquei bem encucado com o aroma da cerveja.
    Açúcar de confeiteiro? Pra mim é o ingrediente mundial com menos aroma de todos.

  2. Como vai, mestre? Acredito que irrefutabile define bem. Maturação cada vez melhor igualmente o storytelling.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *