Mortlach 16 anos – Drops

Deixe-me começar o texto de hoje com um pouco de autoajuda. O importante é reconhecer os próprios erros. Mas não apenas isso. Porque, bom, eu reconheço uma infinidade de coisas, como que exagerei no almoço ou que bebi demais certo dia. E apesar disso, apesar de jurar, de barriga estourando e embriagado, que jamais farei isso novamente, sei que isso é uma mentira tão efêmera quanto minha sensação de enfastiamento e vertigem.

O importante não é perceber que errou. O importante é mudar. E ainda que meu empenho não seja dos melhores, o da Mortlach – famosa destilaria localizada em Speyside – é.

É que há alguns anos, um dos rótulos mais disputados da linha Flora & Fauna da Diageo era um certo Mortlach 16 anos – já revisto aqui. Era um whisky pungente, vínico e ao mesmo tempo sulfuroso. Tão bom que elevou a fama da Mortlach e levou sua proprietária e reformular seu portfólio, dando destaque à destilaria.

O problema é que a outrora nova linha não era, nem de perto, tão boa quanto a expressão predecessora. A maturação em ex-bourbon – predominante naquela linha – não agradou. Tampouco o preço, que se elevara a ponto de tornar os Mortlach tão ou mais caros do que as mais custosas destilarias da Escócia.

Levou alguns anos, mas a Diageo notou que havia algo errado. E inspirando-se na fama daquele primeiro Flora & Fauna, lançou um novo portfólio. Com um novo dezesseis anos, que presta tributo direto àquela primeira expressão, tão admirada.

Flora e Fauna

Segundo a Mortlach “Por 70 anos a Mortlach foi o segredo mais bem guardado do mundo do whisky. Durante este tempo, ele fou usado quase exclusivamente como base para scotch whiskies (…). Finalmente, em 1992, decidimos que era hora de libertar ‘o monstro de Dufftown’, e lançar um elegante 16 anos, permitindo que poucos privilegiados (…) pudessem experimentar o caráter complexo de Mortlach

Este Single Malt Scotch Whisky é inspirado pela icônica e gratificante primeira expressão do 16 anos. Ela foi maturada somente em barricas de jerez para trazer notas apimentadas e adocicadas, sobre uma complexidade brutal, sinônimo de Mortlach.”

Assim como seu predecessor, o Mortlach 16 anos é vínico e apimentado, com aroma elegantemente sulfuroso – algo característico da destilaria e de seu incomum processo de destilação. Porém, ainda que seja um whisky excelente, o Flora & Fauna – se comparado lado a lado – é mais complexo e bem acabado.

De qualquer modo, o Mortlach 16 anos – e toda nova linha da destilaria – é uma corajosa assunção de um erro, e uma tentativa louvável de recuperar o respeito que a destilaria ganhara no passado – não pela propaganda, mas pelo sabor. E isso somente já seria motivo suficiente para experimentá-lo.

MORTLACH 16 ANOS

Tipo: Single Malt Whisky com idade definida – 16 anos

Destilaria: Mortlach

Região: Speyside

ABV: 43,4%

Notas de prova:

Aroma: frutado, com influência vínica e frutada. Levemente sulfúrico

Sabor: Oleoso. Frutado e vínico. Vinho fortificado. Final longo e sulfurico

Preço: 80 GBP

Disponibilidade: Lojas internacionais

2 thoughts on “Mortlach 16 anos – Drops

  1. E boa porta dos Mortlach (todos?) conta com 500ml. Mais um motivo para eles se preocuparem com a qualidade do produto ofertado.
    Pois é, mestre. O texto veio a calhar, pois no momento esta é justamente minha dificuldade: encontrar um exclusivo ex-sherry ou pelo menos algum que tenha uma proporção justa de ex-sherry X ex-bourbon. Aberlour 12y talvez?
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *