Drops – Compass Box The Peat Monster

Peat Monster 2

Gosta de whiskies defumados? Conheça o Peat Monster, um blended malt produzido pela Compass Box Whisky Co., famosa por seus whiskies ultra premium, cujas fórmulas contêm alguns dos mais famosos single malts escoceses.

O coração do Peat Monster é o Caol Ila, single malt também usado na composição do Johnnie Walker Double Black. Além dele, a expressão leva uma bela quantidade de Laphroaig e de Ardmore. A mistura é feita exclusivamente de single malts.

A Compass Box Whisky Co. foi criada por John Glaser, executivo que antes trabalhou como diretor de marketing na Johnnie Walker. Glaser resolveu abandonar a empresa e fundar sua própria marca, dedicando-se a produzir apenas whiskies de altíssima qualidade, especialmente blended malts. Uma das expressões mais famosas é, justamente, o Peat Monster.

Segundo a Compass Box, o Peat Monster é “um whisky  para amantes de whiskies defumados multifacetados e complexos. O que o torna perfeito para o estilo da Compass Box é o equilibrio que a riqueza e dulçor sutil das barricas de single malt das highlands fornece aos whiskies defumados de Islay e das ilhas. Este é o grande benefício de combinar single malts de diversas destilarias; nós não estamos limitadps a produzir algo de apenas uma destilaria. Como um produtor de vinho, misturando uvas varietais diferentes, podemos criar camadas de complexidade.

A Compass Box também tornou-se recentemente bastante conhecida por uma campanha – por ela encabeçada – por maior transparência no mundo dos whiskies. De acordo com John Glaser, em sua opinião, os blenders deveriam divulgar ao consumidor, de forma clara e completa, a proporção, idade e natureza de cada um dos whiskies que compõe a fórmula de seus blends. A empresa foi, inclusive, penalizada pela Scotch Whisky Association por fazer justamente isto, com dois de seus lançamentos – O Compass Box Flaming Heart e Compass Box This is Not a Luxury Whisky.

Não é este John Glaser. Este é o JON Glaser.

O Peat Monster é engarrafado em sua cor natural (ou seja, não há adição de corante caramelo) e nenhum de seus componentes é filtrado a frio. O whisky apresenta notas turfadas e defumadas, mas possui um certo aroma cítrico que o diferencia da maior parte dos whiskies deste estilo. Ele é leve e ao mesmo tempo complexo. Realmente, um whisky monstruosamente bom.

Além disso, a gente acha que o monstro do rótulo daria uma bela de uma tatoo. Alguém se habilita?

COMPASS BOX PEAT MONSTER

Tipo: Blended Malt sem idade definida

Marca: Compass Box Whisky Co.

Região: N/A

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: Aroma cítrico mas predominantemente defumado. Mais esfumaçado do que medicinal.

Sabor: Frutas cítricas, pimenta do reino, cravo, especiarias. Sabor defumado “cristalino”. Final longo e defumado.

Disponibilidade: apenas lojas internacionais.

One thought on “Drops – Compass Box The Peat Monster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *