Drops – Royal Salute Eternal Reserve

O meu tem dez. Ah, já o meu tem quinze. Coitados, o meu aqui tem vinte e um. Nossa, vinte e um só – o meu é infinito. Pode parecer brincadeira de moleque. Mas é, na verdade, um dos mais recentes lançamentos da Royal Salute, marca super-premium de blended whisky escocês. O Royal Salute Eternal Reserve. Cuja idade – apesar do sugestivo “eternal” – na verdade, é de 21 anos. Mas que leva whiskies cada vez mais maturados em sua mistura.

A ideia por trás do Royal Salute Eternal Reserve é bem simples, na verdade. Nas palavras da Royal Salute “A primeira criação do Royal Salute The Eeternal Reserve começou com a preparação de 88 barricas de whiskies incrivelmente raros e preciosos, todos com idade superior a vinte e um anos.

Estes whiskies foram cuidadosamente selecionados utilizando dois critérios. Primeiro, que cada whisky possuísse um final excepcionalmente longo, e que poderia se estendido posteriormente mediante um processo de blending e harmonização e, em segundo, que os whiskies escolhidos pudessem ser maravilhosamente harmonizados em cada novo lote e ainda mantivessem seu estilo próprio para sempre

Uma vez selecionados, os preciosos whiskies foram blendados, e depois harmonizados em 88 barricas no Royal Salute Vault por seis meses. Este blend original é então misturado com outras 88 barricas de whiskies precioso, excepcionalmente maturados, par completar o primeiro lote.

Antes do engarrafamento deste lote, nosso grupo de especialistas reserva uma parte do blend, devolvendo-o para as 88 barricas originais, de forma que sirvam de base para o próximo lote. Estas 88 barricas são sempre guardadas na Royal Salute Vault na destilaria de Strathisla. Cada vez que um novo lote é produzido, o mesmo processo – a circulação das 88 barricas – é repetido; os whiskies das 88 barricas do lote anterior são adicionados ao novo blend para o próximo lote.

E não é que o tal vault existe?

Se você excluir certos adjetivos e hipérboles, como excepcionalmente, excepcional, maravilhosamente e preciosos, verá que o método é muito semelhante àquele de solera, bastante utilizado por certos vinhos jerez, em que parte do blend de um lote anterior é misturado ao próximo lote. A ideia é que uma pequena fração do lote original sempre esteja presente nos futuros lotes, devido às sucessivas misturas.

Na prática, essa técnica traz uma certa consistência ao whisky, evitando que existam diferenças muito sensíveis entre um e outro lote. Além disso, apelas para um lado emocional. Imagine que, daqui duas dezenas de anos, uma pequena parcela dos whiskies presentes no blend terá descansado por esse tempo nas oitenta e oito barricas. O que significa que parte dele será composto por whiskies com mais de quarenta anos de idade.

Sensorialmente, o Royal Salute Eternal Reserve é um whisky bem leve e pouco oleoso, bastante frutado, com mel, caramelo e baunilha. O álcool é perfeitamente integrado e pouquíssimo agressivo. Se você gosta de whiskies leves e frutados, ou é um absoluto apaixonado pela Royal Salute, deve experimetnar o Royal Salute Eternal Reserve. Você ficará eternamente apaixonado.

ROYAL SALUTE ETERNAL RESERVE

Tipo: Blended Whisky com idade definida – 21 anos (é gente, não é eterno)

Marca: Royal Salute

Região: N/A

ABV: 40%

Notas de prova:

Aroma: Frutado, com baunilha e caramelo.

Sabor: Como seu irmão 21 anos de linha, é um whisky adocicado, com mel e frutas secas e frescas. Final médio, com baunilha e alcaçuz. Álcool pouquíssimo aparente.

 Preço: em torno de US$ 180 (cento e oitenta) dólares.

7 thoughts on “Drops – Royal Salute Eternal Reserve

  1. Realmente sempre será o melhor amigo do homem, assim como os diamantes estão para as mulheres….

  2. Bom dia. Aparentemente está cada vez mais difícil para os blenders criarem algo realmente inusitado sem apelar para o bom e velho marketing. Abraço.

    1. É complicado, Marcus. O pior é que o marketing – que tem a função de tornar as coisas mais tentadoras – às vezes erra, exagera, e esconde um belo blend. Não sei se é o caso deste Royal Salute. Mas é um whisky bem gostoso, muito delicado e complexo, e que realmente não precisa de uma história muito elaborada para ser apreciado. Talvez, apenas, para ser vendido…

    1. Cláudio, defina Brasil. rs. Acontece que essa é uma versão exclusiva de freeshop. Se voce viajar para fora, encontrará na loja da Dufry no aeroporto de Guarulhos, por exemplo. Mas em lojas fora destes aeroportos, infelizmente, ele não está disponível!

  3. Processo de solera me faz lembrar o excelente Glenfiddich 15y (meu primeiro Single Malt) e como sou um grande fã do Chivas, não me importaria nem um pouco em provar algum Royal Salute. Me pergunto o que 21 anos podem fazer a um whisky hahaha.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *