Lamas The Dog’s Bollocks II – Folie a Deux

Folie à Deux é um termo francês, que se originou na psiquiatria. Fazendo biquinho e fechando o último “e”, a expressão ganha todo um charme. Folie a dê.  É de uma extravagância rara para qualquer condição psicológica. O significado também tem uma certa excentricidade, mesmo sem a sedutora língua gaulesa. O “Delírio a dois”, ou mais, precisamente, transtorno delirante induzido ou perturbação delirante partilhada, é uma condição médica onde duas pessoas que se relacionam passam a partilhar da mesma insanidade. Ficam doidos juntos.

Há vários casos interessantes de Folie à Deux. Muitos deles envolvem assassinatos e outras atitudes grotescas. Outros são mais prosaicos, como o caso de Margareth e Michael. O casal acreditava que a casa em que viviam era vigiada incessantemente por pessoas aleatórias, que muitas vezes faziam maldades dignas dos gnomos de contos de fadas. Tipo sumir com o controle da TV, deixar o banheiro sujo ou colocar a chave do carro na cozinha, só pra vê-los revirando a casa toda. Quem é casado, como este Cão, sabe bem quem são esses terceiros misteriosos.

Conspiradores malditos, usaram todo papel higiênico…

O que é curioso da condição é que existe um sistema de retroalimentação. Uma pessoa induz a outra àquela insanidade, e ambas começam a acreditar que a situação é real. E à medida que eu escrevo este post, fico cada vez mais preocupado que este seja meu caso. Não com uma pessoa, mas com uma destilaria – o que seria um caso inédito. A Lamas Destilaria.

Acontece que lá em 2020 conhecemos a Lamas, no Bar Convent de São Paulo. Num belíssimo caso de insanidade coletiva – onde alguém decide fundar uma destilaria, e outro maluco apoia sugerindo um whisky – lançamos o Lamas Caledonia. Uma colaboração entre nosso bar, Caledonia, o Cão Engarrafado e a Lamas. Um ano mais tarde, foi a vez do Caledonia II. Que foi rapidamente sucedido pelo Caledonia III. Todos os whiskies, maturados em barricas de vinho fortificado, e com proporções distintas de malte defumado e tradicional. Mas a história, claramente, não termina por aí.

O Folie à Deux foi tão maluco que, no último lançamento, tornou-se Folie à Trois, quando a Scotch Whisky Association resolveu entrar na insanidade e proibiu a gente de chamar o whisky de Caledonia, porque induzia o consumidor a erro. Nasceu, daí, nossa quarta colaboração, o The Dog’s Bollocks – uma expressão usada pelos escoceses para definir algo que é delicioso, extraordinário. Com a vantagem de que nenhum cachorro vai reclamar que o nome foi surrupiado de suas bolas. E agora, finalmente, chegamos ao tão esperado The Dogs’ Bollocks II.

O Lamas The Dog’s Bollocks II é uma revisitação a alguns rótulos da série. A finalização vínica continua, como de todos. Desta vez, cem por cento barris que antes contiveram vinho moscatel brasileiro. Assim como naquela destilaria escocesa famosa, os barris foram especialmente temperados para levar esta expressão. O malte, entretanto, é uma novidade, mas também uma homenagem. Oitenta por cento malte turfado – turfado mesmo, não defumado – e vinte por cento tradicional. É um resgate aos dois primeiros rótulos da linha, que eram predominantemente enfumaçados.

Lamas Caledonia II – irmão mais próximo

Inicialmente, a ideia parecia fácil. Mas equilibrar a parte turfada e não-turfada com finalização em moscatel se mostrou um desafio de equipe. Praticamente beaucoup de folie. A proporção – oitenta vinte – foi definida em conjunto, no balcão do Caledonia, com alguns de nossos ilustres funcionários. Foi um trabalho intenso, que exigiu vigor. Mas, em grupo, conseguimos chegar a uma medida que agradou a todos.

O Lamas The Dogs Bollocks II estará à venda no Caledonia e em algumas lojas especializadas. Desta vez, em garrafas de 750ml – que refletem a nova identidade visual da Lamas Destilaria. Ao contrário do último lançamento, que produziu mil ampolas, desta vez, são apenas 500 unidades.

O Lamas The Dogs Bollocks II é o resultado de uma jornada de loucura criativa entre este Cão, o Caledonia e a destemida destilaria Lamas. E é especialmente o testemunho de uma paixão que todos envolvidos têm por criar algo extraordinário. Com sua finalização vínica única e uma mistura cuidadosamente equilibrada de maltes, é uma homenagem às raízes da série, e também algo que acreditamos trazer uma experiência nova no Brasil. Para todos aqueles que compartilham da mesma loucura que nós.

LAMAS THE DOG’S BOLLOCKS II

Tipo: Single Malt

Destilaria: Lamas

País: Brasil

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: floral e defumado, com um leve aroma salino.

Sabor: frutas amarelas, baunilha. O final vai se tornando defumado, terroso e apimentado

2 thoughts on “Lamas The Dog’s Bollocks II – Folie a Deux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *