Seis Famosos que Adoravam Whisky

sinatra

Este post começará com uma declaração óbvia. Whisky é bom. Muito bom. E todo mundo gosta de coisas boas.

Se não fosse assim, todo mundo beberia apenas água e comeria semente de linhaça. E tudo bem para todo mundo, porque semente de linhaça é um alimento funcional, que contém uma porção de ômegas diferentes, além de proteínas e fibras. Além disso, como você deve – ou não – ter visto na televisão, você pode substituir qualquer coisa por semente de linhaça, por exemplo.

Mas a verdade é que nós gostamos de coisas boas. E, em estado líquido, é difícil que alguma coisa seja melhor do que whisky. Assim, é compreensível que grandes nomes da história e celebridades – que são gente como a gente – também apreciem este néctar.

Portanto, aí vai uma seleção especial de seis personalidades famosas que eram frequentemente vistas com um copo de bom gosto na mão.

VINÍCIUS DE MORAES

celebridade1

O distinto cavalheiro que inspirou o nome deste blog era, certamente, um entusiasta do whisky. É incerto, entretanto, qual era sua marca preferida. Há boatos de que era Teacher’s. Ou Buchanan’s. Ou talvez White Horse. A verdade é o título de whisky preferido do poeta é disputado historicamente entre quase todas as marcas do destilado.

Mas a teoria mais provável – e que este Cão acredita – é que Vinícius gostava, simplesmente, de whisky. E se lhe fosse perguntado qual seu preferido, a sua resposta seria muito semelhante àquela deste que vos escreve: o próximo que tomarei, é claro.

MARGARETH THATCHER

celebridade2

A Dama de Ferro era uma senhora surpreendente. Foi a primeira mulher a ocupar a cadeira de primeiro ministro do Reino Unido, e cujo mandato foi o mais longo desde o Jarl (Earl) de Liverpool. Thatcher também bebia whisky diariamente e Cointreau em ocasiões especiais (não deveria ser o contrário?). Sua assistente pessoal, Cynthia Crawford, revelou em um documentário sobre a vida da primeira ministra que, em certa oportunidade, ela lhe disse “Minha querida, você não pode tomar Gim e Tônica no meio da noite. Você precisa de whisky para lhe dar energia!”

Assim como no caso de Vinícius, a marca preferida de Thatcher é disputada entre Bell’s e Teacher’s. Mas vou aqui dizer que é a última. Assim posso novamente fazer aquela piadinha fraca, e dizer que seu nome poderia até mesmo ser Margareth Teacher’s.

IGOR STRAVINSKI

celebridade3

Nosso terceiro famoso que adorava whisky é russo. Igor Stravinski foi um dos mais importantes compositores de música erudita do século XX. Igor era um homem inteligente, muitíssimo educado e com uma gama variadíssima de interesses. Um deles era beber.

Mas no caso do compositor russo, não será preciso qualquer esforço de minha parte. Ele mesmo se encarregou, com (péssimo) senso de humor, de eternizar seu gosto pela bebida. Uma de suas frases mais famosas é “Meu deus, eu gosto tanto de beber whisky que, as vezes, acho que meu nome é Igor Stra-whisky”.

FRANK SINATRA

celebridade4

Não é segredo que Frank gostava de ir aos copos. Assim como os outros membros do Rat Pack, o ator e cantor nutria uma paixão especial pela coquetelaria e destilados. Frank era também um homem muito exigente quando o assunto era sua birita. Victor Gower, bartender principal do hotel Savoy, em Londres, disse em uma entrevista que Sinatra atentava para os mínimos detalhes em seu Dry Martini, como, por exemplo, o nível do líquido – vai que alguém foi menos generoso hoje? – e a temperatura do copo.

A marca de  whisk(e)y preferida de Frankie era Jack Daniel’s. Ele gostava tanto, mas tanto do Tennessee Whiskey, que a marca homenageou seu célebre ébrio com a edição especial “Sinatra’s Select”, já revista por este Cão.

MARK TWAIN

celebridade5

Samuel Clemens, também conhecido como Mark Twain, foi um proeminente escritor norte-americano, cujas obras mais conhecidas são As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn.

Além de ser considerado um dos mais importantes romancistas dos Estados Unidos de todos os tempos, Twain é autor de duas das melhores frases sobre whisky já ditas.  Em uma tradução livre, são “Eu sempre tomo whisky escocês a noite para prevenir dor de dente. Eu nunca tive dor de dente, e vou lhe dizer mais, eu não pretendo ter também” e “Muito de qualquer coisa é ruim, mas muito de um bom whisky jamais é o suficiente”.

WINSTON CHURCHILL

celebridade6

Churchill é o segundo político dentre os famosos que adoravam whisky. O posto de primeiro ministro do Reino Unido deve ser muito estressante. Churchill, mais conhecido por seu talento como estadista e gosto por charutos, não negava uma boa dose de whisky. Alegadamente, sua rotina gastronômica consistia em um café da manhã reforçado, um copo de whisky com água com gás ou água tônica as onze (sim, onze) da manhã e champanhe durante seu almoço.

Certa oportunidade, Churchill confessou que não gostava de beber água. Disse “A água não foi feita para ser bebida. Para que seja palatável, é necessário adicionar whisky. Em um esforço diligente, aprendi a gostar dela”.

Segundo relatos, a marca preferida de whiskies do primeiro ministro era Johnnie Walker.

9 thoughts on “Seis Famosos que Adoravam Whisky

  1. Cão eu amo seu Blog amo ao ponto de chorar só de pensar na possibilidade remota de que ele um dia pode não existir

    Considerações

    Bebo Contreau pra celebrar o ápice quinzenal com minha esposa kkkkkkkkk tipo a dama de ferro,

    Escrevo tão mal que surte o mesmo efeito que se escrevesse bem

    Tanto faz ninguém escreve tão bem quanto Vc,

    Obrigado por existir e escrever

    Seu amigo Wesley

    1. Grande Wesley. Fique tranquilo. O Cão aqui existirá enquanto houver ovelhas etílicas a serem pastoeradas… rs!

      Cointreau como digestivo. Faz sentido! 😀

  2. AVE CANEM

    O cão é o afeto em quatro patas
    Amigo na alvorada ou noite escura
    Pois ainda que faminto, a fuçar latas
    Fiel nos segue em dita ou desventura

    É chama e é sombra, paz e alerta
    Renúncia consentida, amor doado
    Lealdade que não falta na hora incerta
    É luz de quem não vê, cego ou extraviado

    Arrimo igual, irmão, só na bebida
    Naquele “twelve years” especialmente
    É tudo que ora digo, face erguida

    Qual sóbrio porta-voz da boêmia gente
    E lanço, copo á mão, novo ditado:
    “O uísque é o cão engarrafado”

    Vinícius de Moraes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *