O Cão Sofisticado – Royal Salute 21 Anos

Royalsaulte21

Já estamos em dezembro, o mês mais monomaníaco do ano. Em dezembro tudo que se vê e ouve é Natal. Natal é a época de ser espetado pelos galhos de um pinheiro de mentira que você está tentando montar, enquanto passa um calor senegalês. É a época de ouvir músicas insuportáveis em lojas apinhadas, tentando comprar um presente para aquele seu parente distante que você esqueceu que existia.

Aliás, nem me venha dizer que você gosta do Natal exatamente porque consegue reencontrar seus parentes mais distantes. Porque eles são seus parentes mais distantes exatamente por isso. Porque se você – ou eles – se esforçasse um pouquinho mais, talvez pudesse vê-los mais de uma vez por ano. Exceto se for longe. Aí você tem uma boa justificativa. Por exemplo, eu. Para mim, neste caso, longe é qualquer lugar depois da drogaria que fica na esquina da minha casa.

Mas Dezembro é também o mês da generosidade. O mês de dar e receber presentes. E ainda que eu prefira as pessoas livres do efeito do Valuim que as acomete no Natal, é inegável a satisfação de receber uma boa lembrança. Principalmente de quem você realmente gosta. Mesmo que você não goste de muita gente, como eu.

royal21
Meu nível de animação no Natal.

Assim, ai vai uma sugestão do Cão Engarrafado de algo que você poderá dar a seus queridos conhecidos nesta época de amor e generosidade que quase me faz vomitar um céu estrelado. E é para quem quer impressionar. Ou para quem não se importa de gastar alguns bons reais a mais para presentear bem. É o Royal Salute 21. O Royal Salute 21 anos é o whisky de entrada da marca homônima. A única marca de blended whiskies cujo exemplar mais barato possui 21 anos de maturação mínima.

A Royal Salute foi criada em 2 de junho de 1953 em homenagem à coroação da rainha Elizabeth II. Seu nome faz referência à saudação de 21 canhões, executada como honra militar durante eventos que envolvem a família real. A título de curiosidade, outras saudações com número menor de canhões são executadas para oficiais militares ou membros do governo.

Os Royal Salute vêm em garrafas de três diferentes cores: vermelho, verde e azul. Cada uma representa uma joia da coroa britânica: rubi, esmeralda e safira, respectivamente. Mas você não precisa ser um especialista em gemas para saber disso. Cada garrafa vêm com o nome de sua pedra homenageada na embalagem. Exceto pela cor da garrafa e da bolsa de veludo que a envolve, não há qualquer diferença em seu conteúdo – o blend é o mesmo para as três cores. E antes que alguém seja espertinho e me pergunte, a garrafa marrom da foto é de uma versão antiga, descontinuada.

E por falar no blend, o Royal Salute 21 anos leva single malts de destilarias consagradíssimas. Por ser uma marca de altíssimo luxo ligada à gigante Pernod Ricard, a Royal Salute tem à sua disposição alguns dos melhores barris de algumas das mais consagradas destilarias da Escócia, como a Strathisla. É como aquela sua tia, encarregada de comprar e preparar o peru de natal. Pode ser que fique um lixo. Mas com ingredientes melhores, há grandes chances de sua refeição ser bem mais agradável, mesmo com parentes indigestos.

Tá melhorando.
Tá melhorando.

Por tratar-se de um blended whisky com idade definida de vinte e um anos, todos seus whiskies, sejam eles single malts ou whiskies de grão, devem ser maturados por, no mínimo, a idade estampada em seu rótulo para que possam compor a mistura do Royal Salute 21.

O preço médio do Royal Salute 21 anos é de R$ 600,00 (seiscentos reais). Não é nada barato, ainda mais para um blended whisky. Obviamente, parte deste preço se deva à apresentação do whisky, incluindo uma bela garrafa de porcelana, produzida pela britânica Wade, bem como a bolsa timbrada, de veludo, em que o frasco vem acondicionado. Mas ninguém aqui disse que o líquido não está à altura de sua roupagem.

Assim como um natal em família, o Royal Salute 21 foi criado almejando a harmonia, suavidade e equilíbrio. Mas ao contrário da festividade, o whisky foi bem sucedido. Assim, não espere encontrar sabores fortes ou predominância clara de qualquer aroma específico. O Royal Salute 21 anos busca universalidade. Em outras palavras, este é um blend desenhado para ser palatável e agradável a todos, mesmo a quem não tem o costume de beber whisky.

E não se preocupe muito se você já tiver comprado os presentes de natal para todo mundo. Compre um Royal Salute 21 anos mesmo assim. Remunere sua proatividade. Presenteie-se.

ROYAL SALUTE 21 ANOS

Tipo: Blended Whisky com idade definida – 21 anos

Marca: Royal Salute

Região: N/A

ABV: 40%

Notas de prova:

Aroma: Floral e frutado. Não há qualquer traço de defumação.

Sabor: Adocicado, mel, frutas secas e frescas. Muito pouco apimentado. Se há defumação em qualquer dos maltes que o compõe, ela é imperceptível no produto final.

Com Água: Adicionar agua reduz um pouco o sabor apimentado (que já é discreto) bem como os demais sabores do whisky. O conselho deste Cão é tomá-lo puro.

 Preço: em torno de R$ 600,00 (seiscentos reais)

 

 

4 thoughts on “O Cão Sofisticado – Royal Salute 21 Anos

  1. O meu preferido, ainda.
    Mesmo depois de passar pelas provas de Macalan Amber e Sienna, Famous Groose, Glenfidich…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *