Royal Salute Snow Polo Edition – Sofisticação galopante

Corrida de pombos. Se você me perguntasse qual um dos esportes preferidos da família real inglesa, eu jamais diria corrida de pombos. Mas de acordo com a revista Vogue, a atividade é apreciada pela realeza desde 1886, quando o rei Leopoldo II da Bélgica os presenteou com algumas dessas (nem tão) galantes e velozes aves. O que me intriga é que tal trufe seja considerada um esporte. Afinal, o único que se esforça é o pombo.

Mas a família real inglesa também pratica outros esportes, diremos assim, menos sedentários. Como, por exemplo, o Rugby, jogado pelos príncipes William e Harry; e o esqui na neve, favorito de Charles. Porém, talvez, o jogo mais essencialmente real – que mais encapsule a sofisticação dos fidalgos mais queridos do mundo – é o polo equestre. De novo, conforme a Vogue, Philip, Charles, William e Harry praticaram ou praticam o esporte. O Polo Equestre é tão querido que até o pequeno George já possui uma daquelas marretinhas engraçadas.

Assim, é natural que uma marca de whiskies inspirada na realeza britânica como a Royal Salute, e que com ela compartilhe valores como sofisticação e elegância, preste homenagem a tão querido passatempo real. Daí que surgiu a Polo Collection – uma série de edições limitadas comemorativas da marca, inspiradas no polo equestre. Da qual faz parte o Royal Salute Snow Polo Edition, que acaba de chegar ao Brasil.

O Royal Salute Beach Polo e Polo Edition, expressões da coleção de Polo da Royal Salute

O Royal Salute Snow Polo Edition faz parte de uma categoria de whiskies inédita em nosso mercado – e bem rara mesmo na Escócia. Ele é um blended grain scotch whisky, produzido somente com whiskies de grãos, em destiladores contínuos. Mas whiskies de grão bastante especiais. Seguindo a tradição da Royal Salute, o Polo Edition possui 21 anos de maturação mínima. Ele foi criado por Sandy Hyslop, diretor de blending da Chivas Regal – que, aliás, já foi entrevistado por este Cão Engarrafado.

O Snow Polo edition da Royal Salute é a terceira expressão da Polo Collection, uma linha de whiskies de edição limitada – lançados em um único lote, uma única vez – que celebram o sofisticado jogo equestre. O primeiro foi o (singelamente batizado de) Polo Edition, um blended scotch frutado e adocicado – e o segundo, o Beach Polo, defumado e marítimo.

Tratando-se do Brasil, o lançamento do Royal Salute 21 Snow Polo Edition não poderia ter ocorrido em lugar melhor. Em uma partida de polo equestre organizada na Fazenda Boa Bista, no Interior de São Paulo, com a participação do embaixador mundial da marca e jogador de polo, Malcolm Borwick. Durante o evento, o whisky foi servido em doses, puro e com gelo, e em coquetéis.

Nas palavras de Borwick “Quando começamos a desenvolver a terceira edição, olhamos para o polo na neve. Há dois ou três lugares que se joga polo na neve no mundo inteiro. (…). Mas se fossemos escolher apenas um, teria que ser St. Moritz – eles jogam polo lá por mais de trinta anos. Nós (Royal Salute) participamos nos últimos cinco anos. Então, pensamos ‘por que não fazer algo que reflita nossa participação no evento e criar algo diferente?’. Foi aí que tivemos a ideia de criar um blended grain whisky com 21 anos de maturação mínima.”

Malcolm brindando com Barnabé Fillion, perfumista e embaixador da Royal Salute, durante o evento.

O polo na neve é provavelmente o epitomo de um esporte de luxo. Nós levamos os cavalos para a montanha, para jogar polo sobre um lago congelado a dois mil e quinhentos metros de altitude. É algo extremamente ambicioso de se fazer. E Royal Salute é um produto de luxo. Ele é criado para entusiastas que prezam pela diferença. Ele reflete (a sofisticação) de St. Moritz tanto em sabor quanto garrafa” – continua o embaixador. Aliás, a graduação alcoolica de 46,5% é uma referência à latitude de St. Moritz.

Sensorialmente, o Royal Salute 21 Snow Polo Edition é um whisky delicado e floral, que traz notas de coco, baunilha, caramelo e frutas cítricas. Com um pouco de água, ele se torna mais floral, e a nota de coco se intensifica. Ainda que seu coração não tenha sido revelado, o palpite educado deste Cão é que seja Strathclyde – uma destilaria de grain whisky pertencente à Pernod Ricard. Ou, talvez, a preciosa e silenciosa Dumbarton.

Há diversos motivos para comprar e provar o Royal Salute Snow Polo Edition. Você pode ter curiosidade sobre o sabor de um excelente blended grain, tão raro no mundo do whisky. Ou, talvez, procure um blend delicado, floral e adocicado, mas, ainda assim, muito complexo. Ou, quiçá, seja um apaixonado pelo polo equestre. Ou, por fim, talvez você simplesmente goste da família real e procure uma garrafa que celebre seus esportes favoritos. Neste caso, o Snow Polo Edition será sua melhor escolha, afinal, a corrida de pombos não tem o mesmo apelo.

Ah, e se beber, não cavalgue. Mas se não for cavalgar, experimente!

ROYAL SALUTE 21 SNOW POLO EDITION

Tipo: Blended grain whisky com idade definida – 21 anos

Marca: Royal Salute

Região: N/A

ABV: 46,5%

Notas de prova:

Aroma: adocicado, com mel e baunilha.

Sabor: Adocicado, mel, coco, baunilha. Delicado, com final médio que traz baunilha, frutas maduras e coco.

 Disponibilidade: Lojas brasileiras (Preço a ser definido)

One thought on “Royal Salute Snow Polo Edition – Sofisticação galopante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *