Hoje vou convidá-lo a um exercício diferente, mas interessantíssimo. Pule até a imagem dos sucos abaixo, e tente encontrar ao menos uma maçã em cada um dos rótulos. Alguns são bem fáceis. Outros, uma verdadeira obra de arte em forma de marketing. É que boa parte deles contém maçã, mesmo sendo de outra coisa completamente diferente, como uva e laranja. A maçã funciona como um agente natural de dulçor, e também reduz o custo de produção da bebida.
Quando isso acontece, as produtoras devem, por lei, incluir a imagem de uma maçã. Para, discutivelmente, mostrar ao consumidor que o suco contém mais de uma fruta. A regra, entretanto, nao especifica muito como. Então, as marcas encontraram formas – as vezes maravilhosamente ardilosas – de atender à obrigação. Volte à imagem do peixinho abaixo e preste atenção às barbatanas. Nem se Van Gogh, Brueghel e Manet se juntassem, fariam uma natureza morta deste nível.
Mas, às vezes, o que não está no rótulo é tão importante quanto o que está. É o caso do – mais ou menos – novo The Glenmorangie 16 The Nectar. Previamente denominado Nectar D’Or, e sem idade declarada, o whisky maturava em barricas de carvalho americano, para, depois, finalizar alguns anos em barris previamente usados para vinho Sauternes francês. Mais especificamente, Chateau D’Yquem. No rótulo anterior, a declaração “Sauternes Cask” foi substituída por “Sweet Wine Casks”.
E ainda que o rótulo não declare, a informação não é difícil de ser encontrada. Ao invés de finalizar exclusivamente em barricas de Sauternes, o whisky, agora, combina quatro vinhos doces diferentes. Sauternes e Montbazillac da França, Moscatel da Espanha e Tokaji, da Hungria. De acordo com a Glenmorangie, cada um contribui com notas distintas, para chegar ao máximo de equilíbrio. De fato, o The Nectar não parece apenas um Nectar D’Or mais maturado. Mas, sim, um whisky diferente.
Sensorialmente, ele é adocicado, com notas de brioche, maçã, amêndoas e mel. É indiscutivelmente doce, mas não a ponto de ser enjoativo. Isso, em boa parte, por conta do new-make spirit da Glenmorangie, que é bastante leve, e deixa a finalização transparecer sem pesar demais. Aliás, em comparação com o antigo, é ainda mais leve, mais floral e menos frutado.
A maior surpresa, porém, está no bolso. Apesar de ter se tornado um whisky mais maturado, o Glenmorangie 16 The Nectar teve uma redução de preço considerável. O whisky pode ser encontrado por, aproximadamente, 600 reais em pontos de venda. Bem menos do que os setecentos e muito, praticados na versão anterior sem idade. Isso se refletiu, também, nos outros rótulos da Glenmorangie, como o Lasanta e Quinta Ruban.
Para aqueles que procuram um single malt floral, leve e com excelente drinkability, o Glenmorangie 16 será uma grata escolha. Não somente por seu perfil sensorial, mas também, por custar menos do que sua versão anterioralvez, no fim das contas, as transformações discretas no visual sejam menos importantes do que as mudanças que realmente importam. E sem maçãzinha no rótulo.
GLENMORANGIE 16 THE NECTAR
Tipo: Single Malt Whisky
Destilaria: Glenmorangie
Região: Highlands
ABV: 46%
Notas de prova:
Aroma: cítrico, floral. Alcaçuz, chocolate branco, coco.
Sabor: levemente cítrico, com chocolate branco e coco. Bastante adocicado, mas longe de ser enjoativo. Final médio para prolongado, picante e floral.