Seis Personagens (fictícios) Que Amam Whisky

Bond

 

Se você acompanha o Cão Engarrafado há algum tempo, provavelmente já sabe que um dos meus maiores interesses – além de whisky, claro – é cinema. Um bom filme funciona quase tão bem quanto uma dose de algum bom whisky. Nos relaxa, diverte, deixa tudo um pouco mais interessante e nos faz funcionar numa rotação diferente. Cinema é whisky filmado. Ou, se preferir, whisky é cinema líquido.

Só que eu tenho um habito meio obsessivo. Eu tenho mania de tentar identificar todos os rótulos dos whiskies que aparecem nos filmes. Na verdade, não só em filmes. Em quase tudo que assisto. Séries de televisão, documentários do Animal Planet (não aparecem muitos whiskies por lá, infelizmente) e séries de televisão.

Essa semana, enquanto revia, pela décima vez, James Bond entornar um Macallan em Skyfall, tive a ideia de criar um post que, na verdade, é mais um exercício mental. Tentar lembrar dos mais icônicos personagens que – assim como eu – são apaixonados pela melhor coisa que existe em estado líquido. Whisky.

Então, meus caros, preparem suas pipocas de microondas e ajeitem-se confortavelmente no sofá. Vamos relembrar os mais incríveis ébrios fictícios da sétima arte.

JAMES BOND

personagens6

Não dá para começar essa lista com mais ninguém. James Bond é, talvez, o ícone do bom gosto etílico. O espião entende de tudo – de Jerez a whisky escocês – e bebe como se não houvesse amanhã. Bond é também um apreciador da boa coquetelaria, tendo até mesmo criado, por conta própria, uma variação do clássico Dry Martini: o famoso Vesper, batizado em homenagem à personagem de Eva Green em Casino Royale, sua única paixão verdadeira.

O whisky de preferência de 007 é Macallan. O single malt de Speyside aparece em diversas cenas de Skyfall. No último filme lançado da franquia, Spectre, Bond toma Macallan em seu quarto de hotel. Sua paixão pela destilaria é bem conhecida, até mesmo de seus maiores inimigos, como Silva, estrelado por Javier Bardem.

Além de The Macallan, o espião, no filme Die Another Day (Outro Dia Para Morrer), toma Talisker, e, em The World is Not Enough (O Mundo Não é o Bastante), ele se aventura no ramo dos bourbons, bebendo Jack Daniel’s.

JESSICA JONES

jessicajones

O novo seriado da Netflix conta a história de Jessica Jones, uma heroína com força sobrehumana. Além de levantar carros ingleses caros e derrubar paredes, outro poder que a personagem possui é beber de uma forma cavalar.

Mas, ao contrário de James Bond, a jovem não faz muita distinção de marca ou nacionalidade do que está em seu copo. Durante o seriado, Jessica é vista tomando uma variedade impressionante de whiskies. Dentre eles, Cutty Sark, Teacher’s, Jim Beam, Wild Turkey (101, no gargalo), Heaven Hill, Four Roses e Tincup. Em quantidades que provavelmente fariam 007 se apaixonar novamente.

HARVEY SPECTER

personagens1

Um dos advogados mais famosos do mundo da ficção, Harvey é praticamente o James Bond do mundo jurídico. O sócio sênior da Pearsons Specter Litt é um apaixonado por tudo aquilo que transpira luxo e bom gosto. Dentro do ramo automobilístico, o personagem já foi visto dirigindo Aston Martins, Bentleys, Lexus e Mercedes-Benz. Seus ternos são feitos sob medida, e seu nó de gravata é sempre o Windsor duplo. É difícil de fazer, mas nada é difícil para Harvey Specter.

No ramo etílico, Specter concorda com Bond (qualquer relação entre os nomes é mera coincidência). Seu whisky de preferência é The Macallan. Harvey tem uma paixão especial pela expressão 18 anos da destilaria.

JACK TORRANCE

Jack não é exatamente um exemplo de equilíbrio mental. O personagem estrelado por Jack Nicholson em The Shining (O Iluminado) distribui seu tempo – com a maestria que apenas Kubrick teria – em datilografar mecanicamente e repetidamente a mesma frase em sua máquina de escrever, sofrer surtos psicóticos e alucinações e tentar matar sua família com um machado. Enfim, três atividades de uma pessoa bem ajustada.

Jack, entretanto, é apaixonado por whiskey. Sua marca de preferência? Bem, diremos que Jack, estrelado por Jack, adora Jack. Neste caso, servido com gelo. De preferência por um barman imaginário, em um bar decrépito.

RON BURGUNDY

personagens2

Ron Burgundy, o âncora jornalístico vivido por Will Ferrell em Anchorman (e Anchorman 2, ainda que esse não mereça muita menção) adora “poesia, um copo de whisky, e seu amigo Baxter, claro”. Sua frase mais famosa é “I love scotch. Scotchy scotch scotch. Here it goes, down into my belly.” Ou “Eu amo whisky. Whisky, Whisky, Whiskinho. Lá vai ele, descendo para minha barriguinha”.

A paixão por whisky do personagem é tão notável que, para o lançamento do segundo filme da franquia, um blend foi criado em sua homenagem. Seu nome é Ron Burgundy, produzido pela Old St. Andrews Distillery. A fórmula conta com diversos whiskies, especialmente de Speyside e Islay.

DESMOND HUME

personagens5

Existe uma amistosa rivalidade entre os fãs da série Lost sobre qual é o melhor personagem. Jack Shephard ou Sawyer. Eu não tenho dúvidas. O melhor personagem não é nenhum deles. É o escocês Desmond Hume.

Desmond é um cara obstinado. Ele passa uma temporada inteira da série apertando um botão para evitar que algo que ele não sabe bem o que é aconteça. Isso porque ele consegue – mais ou menos – prever o futuro.

Desmond não nega suas origens. Ele aprecia uma boa cerveja, principalmente da Iniciativa Dharma, e é apaixonado por um bom whisky. Sua marca de preferência, infelizmente, não existe. É o MacCutcheon. Mais especificamente, o MacCutcheon 60 anos.

 

personagens3

Desmond não possui frases célebres sobre whisky. Provavelmente porque ele prefere beber calado, pensando em seu amor proibido. Mas é dele uma das frases mais memoráveis do seriado inteiro, que utilizarei para fechar este post.

See you in another life, brother.

11 thoughts on “Seis Personagens (fictícios) Que Amam Whisky

    1. HAHAHAHA! Pois é, eu tinha pensado nele, mas a cara dele tomando o Suntory não é lá muito animadora né? heheh

  1. Eu talvez fizesse a mesma cara tomando Suntory (brincadeirinha, nunca bebi o Suntory). Adoro esse filme, o Bill Murray, a Sofia Coppola e a Scarlett Johansen…bem, a Scarlett é a Scarlett. Hors concours!

  2. Primeiramente: parabéns pelo site que conheci há pouco.

    Em sequência, impossível pensar em personagens célebres ligados ao Whisky e não elencar Raylan Givens (ao qual furto prazerosamente o nickname).

    Assistir Justified já é ‘per si’ uma pequena maravilha, mas, o cowboy ‘lone drinker’ US Marshall Raylan Givens é um célebre e compulsivo consumidor de Jim Beam.

    Em verdade, Raylan é a personificação do ‘bebedor de Bourbon’ da imaginatividade do velho oeste.

    Parabéns novamente e abraços!

    1. Obrigado “Raylan”! Em breve (tá bom, talvez não tão em breve assim) farei mais um post sobre bebedores de whisky famosos!

  3. Não podemos dizer que o Harvey é o Bond do jurídico pois o primeiro já disse que não confia em homes que usam no Windsor!

  4. Lembrei do Charlie Harper, da sitcom “Two and a Half Man”. Flagrei ele bebendo um Woodford Reserve, o mesmo que tenho em casa!

    Ele bebe bastante e com diversidade. Dá um belo trabalho identificar todos os rótulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *